63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
LUZ DO SOL: PRÁTICAS CIENTÍFICAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA |
Cláudio Bastos Spada 1 Ana Beatriz Serrão Liaffa 1 Bárbara Morando Kalil Patricio 1 Vinicius César Coelho da Silva 1 Marcio Magalhães 1 |
1. Escola SESC de Ensino Médio - Serviço Social do Comércio |
INTRODUÇÃO: |
O conceito de educação ambiental vem sendo difundido cada vez mais em nossa sociedade, porém cada vez fica mais claro que a formação nesta área requer um caráter objetivo de transformação social e não apenas uma formação teórica, dado o estado emergencial da sociedade contemporânea. Como proposta objetiva de formação em práticas sustentáveis a área de Ciências da Natureza e da Terra desenvolveram junto aos alunos da Escola SESC de Ensino Médio, uma instituição residencial que atende a jovens oriundos de todos os estados brasileiros em caráter gratuito, o Projeto do Aquecedor Solar de baixo custo. Neste projeto pretende-se consolidar na prática vários conceitos demonstrando a viabilidade de multiplicação do mesmo nas comunidades do entorno através de capacitação realizada pelo projeto social da escola. A realização deste projeto foi efetivada no programa de Monitoria Laboratorial de Ciências da Natureza, com a participação direta dos alunos e sob a orientação de professores da área. |
METODOLOGIA: |
O trabalho apresentado é desenvolvido em cursos anuais incorporados a grade diversificada de estudos da Escola SESC de Ensino Médio, tais cursos são ministrados por professores da própria instituição e possuem duração de duas horas semanais. As oficinas, como são chamados tais cursos, acontecem nos laboratórios de ciências naturais da escola, que por ser residência e por contemplar alunos de todos os estados brasileiros, potencializa ainda mais a característica transformadora da experiência dos conceitos trabalhados. Analisamos as competências dos alunos por: participação, interesse e prática. Formação de visão ampla e crítica de educação ambiental e suas aplicações diárias. Confecção do equipamento utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso à população. |
RESULTADOS: |
O programa teve início em 2009, após um curso oferecido pela ONG Sociedade do Sol, no qual professores da Escola SESC tiveram a oportunidade de aprofundamento técnico e teórico sobre como poderiam executar um projeto de aquecedor de solar de baixo custo. Ainda no primeiro semestre do ano letivo citado, alunos monitores dos laboratórios foram convidados a participar do novo experimento. Com um corpo discente de 10 integrantes, orientados pelos professores capacitados, no período de duas horas semanais, foram confeccionados dois conjuntos completos do equipamento, e um kit contendo as minúcias de cada fase da construção do aquecedor solar. Durante todo o curso, os alunos puderam aprender e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento, criando assim um hábito de cunho investigativo. Atingindo a finalidade do projeto, no fim do ano letivo de 2010, uma equipe de estudantes ministrou o curso a um grupo de integrantes do Movimento sem Terra (MST) de Juiz de Fora, Minas Gerais. Dessa forma, pode-se iniciar a proposta principal que é a de disseminar conceitos de sustentabilidade aplicados. |
CONCLUSÃO: |
Pôde-se avaliar que, por meio das discussões sobre a compra dos materiais, analisando preços e viabilidade, dialogando sobre o cronograma de atividades e projetando as técnicas que são aplicadas, o nível de aprendizagem do aluno é demasiadamente ampliado. A oportunidade de passar os conhecimentos adquiridos nesta oficina para outras pessoas também é fator determinante para a assimilação do conteúdo. Há, como fonte de enriquecimento da iniciativa, uma questão de interdisciplinaridade implícita nas etapas de montagem. Exemplos disso são: a verificação da composição química dos materiais, interpretação da variedade de densidades dos fluidos, análises de transferências/captações de calor, sustentabilidade, entre outros. Tal participação dos estudantes é fruto dos conhecimentos adquiridos anteriormente em sala de aula, passeando pela química, física e biologia, que ao serem transcritos à prática puderam alcançar além das metas inicialmente almejadas. |
Palavras-chave: Práticas sustentáveis, Ensino de Ciências, Educação Ambientaç. |