63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE AULA EXPERIMENTAL SOBRE MISTURAS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Wagner de Oliveira Valença 1
Marlene Barbosa da Silva 2
João Rufino de Freitas Filho 3
1. Depto. de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE
2. Depto. de Química, UFRPE
3. Prof. Dr./Orientador – Depto. de Química -UFRPE
INTRODUÇÃO:
A experimentação tem sido considerada uma estratégia de ensino útil para promover a aprendizagem dos estudantes. Pesquisas revelam, entretanto, que muitos professores apresentam uma visão simplista da experimentação, imaginando ser possível “comprovar a teoria no laboratório”; outros acreditam que a partir do laboratório se possa chegar às teorias. Esta estratégia didática pode ser útil para demonstrar os conteúdos trabalhados e ajudar os estudantes a construírem conceitos científicos. Analisando o papel da experimentação no ensino de Ciências e Química, observa-se que esta estratégia é pouco utilizada em escolas, por inúmeros motivos, dentre eles falta de laboratório, falta de equipamentos e substâncias, carga horária elevada dos professores dentre outros De acordo com Santos e Schnetzler (1996), as atividades experimentais são relevantes quando caracterizadas pelo seu papel investigativo e sua função pedagógica em auxiliar os estudantes na compreensão dos fenômenos. Logo o presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos estudantes do curso pré-acadêmico da UFRPE, aula de Química, através de experimentos simples sobre misturas, ajudando os estudantes na construção de conceitos científicos tais como: substâncias, fase, homogênea, separação, heterogênea dentre outros.
METODOLOGIA:
A pesquisa envolveu 43 estudantes e foi desenvolvida em dois momentos: a) levantamentos das concepções prévias dos estudantes; b) intervenção didática para avaliação da evolução conceitual. Para o levantamento das concepções prévias, os estudantes foram desafiados para responder individualmente a seguinte pergunta chave: ao preparar um macarrão, uma dona de casa fez uma mistura de óleo e água e percebeu que o óleo e a água não se misturavam. Este fato consiste em uma mistura homogênea ou heterogênea? Explique mostrando o aspecto macroscópico e microscópico desta mistura. O segundo momento consistiu em proporcionar aos estudantes um experimento de caráter investigativo a partir da perguntas-problema: 1- Por que a mistura entre água e álcool é homogenia, mas a mistura entre água e leite em pó não é? Por fim, realizou-se um pós-teste contendo 2 (duas) questões com a função de avaliar a evolução conceitual dos alunos após uma atividade experimental: 1- Explique em nível macro e microscópico o que é uma mistura homogênea e heterogênea, mostrando exemplos do seu cotidiano. 2- Justifique porque o leite é uma mistura heterogênea. Vale salientar que toda a intervenção foi gravada.
RESULTADOS:
Observou-se que no primeiro momento os estudantes responderam o que seria uma mistura heterogênea a um nível macroscópico com frases memorizadas dos seus livros didáticos, mas os mesmos mostraram uma grande dificuldade e pouco conhecimento a nível microscópico, isto é, como se comportavam as moléculas na mistura entre água e óleo no cozimento de um macarrão. No segundo momento, após realização do experimento, 91% dos estudantes evoluíram o conhecimento a nível macroscópico trazendo respostas com suas próprias palavras e citando inúmeros exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas do nosso cotidiano, também foram capazes de justificar o porquê do leite ser uma mistura heterogênea, visto que, a nível macroscópico é perceptível uma única fase, mas ao tratarmos microscopicamente percebe-se a existência de mais de uma fase. Toda a atividade foi gravada e foi possível perceber que após realização da atividade experimental os estudantes construíram conceitos tais como: substâncias, solubilidade, dissolução, diluição, fase, homogênea, separação, heterogênea, extração, filtração dentre outros.
CONCLUSÃO:
A experimentação se constituiu em uma ferramenta para o ensino e aprendizagem das ciências, mas especificamente da química, pois um dos agravantes para introdução das atividades experimentais de Química nas Escolas Públicas é o custo de materiais, instrumentos e também pelo fato de alguns professores utilizarem forma desarticulada, no ensino de ciências. Observou-se que os estudantes se envolveram com os experimentos, e isto se pode perceber pelo relato oral e escrito dos mesmos. Com a realização da atividade experimental os estudantes construíram conceitos tais como: substâncias, solubilidade, dissolução, diluição, fase, homogênea, separação, heterogênea, extração, filtração dentre outros.
Palavras-chave: Experimentação, Pergunta-Problema, Misturas.