63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ENADE SOB A ÓTICA DA TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS
Milena Fernandes de Araújo 1
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas 2
1. Graduanda do Curso de Pedagogia - Depto de Educação - CERES/UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Educação - CERES/UFRN
INTRODUÇÃO:
O referido trabalho objetiva analisar a tipologia dos conteúdos, proposta, principalmente por Zabala, presente no ENADE-2008. Este documento é um instrumento de controle comumente usado para avaliar os cursos de formação de professores, mas no caso em voga, do de Matemática, de Geografia e de Pedagogia (UFRN-CERES/Campus Caicó). A partir da realização do estudo sobre a tipologia dos conteúdos apresentada por Zabala foram, também analisados os Projetos Políticos Pedagógicos dos referidos cursos, para perceber o perfil de profissional que a academia se propõe a formar. O objetivo do estudo é perceber os conteúdos contemplados nas provas do ENADE/2008 dos cursos de Pedagogia, Geografia e Matemática. Diante do tema proposto para pesquisa, nossa problemática foi formulada buscando solucionar os seguintes questionamentos: Quais os tipos de conteúdos propostos no ENADE-2008? Qual a tipologia predominante em cada curso? O perfil de profissional proposto nos Projetos Pedagógico dos cursos estão de acordo com as políticas propostas pelo MEC ( Ministério de educação)?.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, visto que analisamos os discursos oficiais de dois tipos de documentos: (1) os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Matemática, Pedagogia e Geografia e (2) as provas do ENADE – 2008 de cada curso. Pensando sobre esta ótica resolvemos investigar que tipo de conteúdos existia nestes documentos da UFRN/CERES – campus de Caicó. Inicialmente construímos um arcabouço epistemológico da tipologia dos conteúdos estudado na disciplina de Didática, o que posteriormente nos incentivou a continuar investigando o tema. Em seguida, analisamos os Projetos Políticos-pedagógicos para constatar o perfil de profissional que cada curso pretende formar bem como os conteúdos ali privilegiados. Finalmente cruzamos os discursos do ENADE com os do Projeto Político-pedagógico dos cursos para evidenciar as coerências e incongruências na tipologia dos conteúdos propostos para a formação docente.
RESULTADOS:
A tipologia trata dos conteúdos existentes no currículo das instituições escolares. Segundo Zabala (1998) os conteúdos se constituem em quatro tipos: os conceituais, os factuais, os procedimentais e os atitudinais que possibilitam aos docentes, saber o tipo de conteúdo, as estratégias de ensino e a sistemática de avaliação. Assim, se faz necessário aplicá-las requerendo o uso das aprendizagens motoras, cognitivas, emocional e social conduzindo os estudantes a aprendizagem significativa. Os conteúdos factuais tratam dos fatos, acontecimentos e datas. Mesmo que inicialmente estejam vinculados a História e Geografia, contemplam, também, outras áreas do conhecimento. Nos conteúdos conceituais prevalece o uso do abstrato, dos conceitos. Entender o contexto e significado é uma prova de que se aprendeu um conteúdo conceitual. A partir dos conhecimentos prévios e da interação global é possível se formular novos conceitos ou reelabora-los. A aprendizagem dos conteúdos atitudinais refere-se aos valores que norteiam a conduta do homem nos âmbitos do individual e do coletivo. Este conteúdo contemplará aspectos como: o respeito, a liberdade, a solidariedade, a cidadania, etc. A interiorização destas normas e princípios são de fundamental importância para a vida prática do educando.
CONCLUSÃO:
Observamos que cada prova dos cursos, acima citados possui uma tipologia marcante em suas questões. No curso de Pedagogia se destacam os conteúdos de natureza procedimental, bem como matemática e no de Geografia os conteúdos conceituais. Concluímos, que a importância de se trabalhar a tipologia dos conteúdos seja na academia ou até mesmo na escola, se reflete no sucesso ou insucesso da aprendizagem significativa. Entretanto, a tipologia dos conteúdos é uma temática muito recente, pouco estudada, porém de extrema importância para os processo de ensino e de aprendizagem construtiva, desde a formação inicial a formação continuada.
Palavras-chave: Tipologia de conteúdos, Aprendizagem significativa, Formação de professores.