63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA AHP A UM PROBLEMA COM ENTRADAS FUZZY
Débora Ferro de Souza 1
Tatiany Vieira 2
Maria Regina Carvalho Macieira Lopes 3
1. Depto. de Matemática, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/Pr
2. Depto. de Matemática, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/Pr
3. Profa. Msc./Orientadora - Depto. de Matemática, UNICENTRO
INTRODUÇÃO:
A Análise Multicritério vem sendo utilizada como importante ferramenta em problemas de tomada de decisão quando se dispõe de vários critérios, bem como quando se incorporam variáveis de difícil mensuração. Em geral, estes critérios são conflitantes e suas respectivas importâncias não são facilmente determinadas. Neste sentido o método Analytic Hierarchy Process – AHP, proposto por Saaty, destaca-se como uma poderosa e flexível ferramenta. Com o objetivo de estudar e aplicar o método a um problema real, neste trabalho é apresentada e discutida uma aplicação do AHP à seleção de candidatos a uma vaga de emprego. Além da versão clássica foi aplicado ao problema o AHP-fuzzy, justificado pelo fato dos critérios considerados carregarem imprecisão.
METODOLOGIA:
O método AHP, tem como base a representação de um problema complexo através de uma estruturação hierárquica. Essa estruturação consiste da definição do objetivo global e decomposição do sistema em vários níveis de hierarquia, o que possibilita a visualização do sistema como um todo e seus componentes.
No topo da hierarquia deve estar o objetivo a ser alcançado e nos demais níveis os critérios e alternativas a serem avaliadas. Deseja-se encontrar a influência (vetor de pesos) que cada alternativa exerce sobre cada um dos critérios utilizados. Deve-se, também, verificar qual é a influência que cada critério exerce sobre o objetivo geral.
A performance das alternativas em relação aos critérios são baseadas em julgamentos par a par representados por uma matriz quadrada de ordem n, recíproca e, em particular, com aij=1.
O método AHP na versão fuzzy utiliza o mesmo algoritmo do modelo clássico, entretanto, são considerados como valores de entrada, números fuzzy triangulares e utilizada aritmética específica para tais números.
RESULTADOS:
O método AHP foi aplicado a um problema de seleção de candidatos a uma vaga de emprego. Na seleção dos candidatos (A1, A2, A3) foram considerados os critérios: Atitude(C1), Comunicação(C2), Habilidade para observar(C3), Habilidade para ouvir (C4). Foi construído o modelo hierárquico do problema.
Nas versões clássica e fuzzy obteve-se o mesmo ranking dos candidatos, embora os pesos obtidos tenham sido diferentes: A2–A3-A1. As diferenças entre estes valores não foram significativas para o problema tratado, entretanto, vale observar que na versão fuzzy são consideradas as imprecisões inerentes aos critérios considerados.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho os pesos obtido no AHP foram utilizados para a classificação dos candidatos. Na literatura pode-se encontrar trabalhos em que o método é utilizado juntamente com outros métodos multicritério com a finalidade específica de obter os pesos dos critérios. Ressalta-se que a definição dos pesos é considerada como uma das principais dificuldades em problemas de tomada de decisão. Pretende-se em trabalhos futuros estudar tais aplicações.
Palavras-chave: Multicritério, AHP, Fuzzy.