63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA: O Trabalho de Campo
Ricardo dos Santos Oliveira 1
Gildette Soares Fonseca 2
1. Depto de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
2. Professora MS./Orientadora dos acadêmicos de Geografia no NAP – Departamento de Geociências - UNIMONTES
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem por objetivo apresentar resultados do trabalho de campo desenvolvido com estudantes do 1° ano do Programa Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania - NAP na Estação Meteorológica da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. O NAP é um projeto do Departamento de Ciências Exatas, locado na Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Tem como objetivo atender as demandas de alunos das escolas públicas da educação básica de Montes Claros/MG e São Francisco/MG, no que diz respeito ao reforço escolar e à promoção para a cidadania. Contribui para a transformação da realidade social e cultural, por meio da complementação educacional ao adolescente, em suas múltiplas relações com a sociedade na qual estão inseridos. Também é objetivo proporcionar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unimontes, oportunidades para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e desenvolverem as habilidades necessárias para o exercício de sua profissão. A opção de ir a campo surgiu das dificuldades dos estudantes em compreender as variações atmosféricas apenas com aulas expositivas dialogadas, leitura de imagens e vídeos, além de entender que é preciso formar cidadãos pensadores da sua realidade. Cury (2003), afirma que o conhecimento multiplicou com as novas descobertas científicas e com as inovações tecnológicas como em nenhuma outra época, mas não estamos produzindo pensadores.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em etapas, primeiramente pesquisa bibliográfica (Cury - 2003); (Alentejano e Rocha Leão -2006); (Fonseca - 2010), posteriormente trabalho de campo na Estação Meteorológica da Unimontes, os estudantes estiveram acompanhados todo o tempo pelo professor acadêmico, à professora coordenadora da disciplina de Geografia no NAP e o estagiário responsável pela Estação Meteorológica. A atividade programática desenvolvida integra a disciplina de Geografia tendo como eixo norteador “O meio físico brasileiro e ação antrópica”, especificamente a dinâmica atmosférica. Por fim, analisou-se os relatórios elaborados pelos estudantes.
RESULTADOS:
Sabe-se que a educação básica no Brasil tem apresentado avanços, contudo, é preciso incremento de novas formas para ministrar as aulas. Especificamente a Geografia deve propiciar melhor leitura das transformações do espaço geográfico. Para tanto, o trabalho de campo, uso de charges, mapas, jogos, mídias, a saber, a internet, jornais, rádio entre outros contribui no ensino geográfico. O conhecimento teórico associado ao conhecimento adquirido na prática revela um melhor ideal de aprendizagem, em que o aluno consegue visualizar a teoria estudada em de sala de aula, aplicado ao seu cotidiano. Destarte, gera conhecimento amplo do tema em questão e em perspectivas muito mais abrangentes, como relatado pelos estudantes do NAP. O estudo revelou a importância do trabalho empírico no processo ensino aprendizagem de estudantes da educação básica, uma vez que propiciou a interação da teoria e prática. Concluí-se que é de extrema importância que o docente busque atuar na educação com criatividade e a executando ações e práticas que promova de fato o ensino aprendizagem. No caso especifico da Geografia deve-se preocupar com a formação de indivíduos que perceba a complexidade do espaço geográfico e que possa atuar contribuindo para a melhoria das relações homem-natureza, homem – sociedade.
CONCLUSÃO:
A necessidade de introduzir aulas prática no ensino escolar é indiscutível, contribuindo assim com o real processo de aprendizagem. Para tanto educadores e os gerenciadores dos sistemas de ensino devem adotar postura mais agressiva no sentido de propiciar aos alunos metodologias que resultem na formação de cidadãos preparados para atuação na sociedade, com conhecimentos de sua realidade e um aprendizado sólido que facilite compreender as transformações em várias escalas. Especificamente o trabalho de campo no ensino da Geografia é uma alternativa que quando feita com bastante planejamento resulta em aprendizagem. No caso específico da pesquisa à Estação Meteorológica com os alunos do Nap, foi notado que entenderam a realidade climática por meio da observação prática e do suporte teórico visto em sala de aula, eles conheceram também a complexidade climática, ficou claro que o clima é o resultado de um conjunto de fenômenos meteorológicos em sua sucessão habitual.
Palavras-chave: Aprendizagem, Trabalho de Campo, Geografia..