63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
ALMANAQUE DIGITAL MULTIDISCIPLINAR: SUSTENTABILIDADE-ALTERNATIVAS PARA O FUTURO ENCONTRADAS NO PASSADO |
Neucideia Aparecida Silva Colnago 1 Yvone Primerano Mascarenhas 2 Rita de Cássia Bortoletto-Santos 3,4 Silvia Regina Bianchim Soares 4 Antonio da Silva 4 Rafael Semene de Almeida 4 |
1. Profa.Dra./Orientadora - Pesquisadora Visitante do IEA-USP-SC 2. Profa. Dra. Coordenadora do Projeto - IEA -USP -SC 3. Doutoranda em Educação - PPGE/UFSCar 4. Professor (a) da E.E. Jesuíno de Arruda |
INTRODUÇÃO: |
Estamos na década para o Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas. Essa preocupação se deve a problemas decorrentes da poluição, desmatamento, uso inadequado de recursos naturais, disponibilidade da água. Chamar atenção para o uso dos recursos naturais de modo sustentável mostra-se urgente em todos os segmentos da sociedade. Daí, a relevância de desenvolver um projeto multidisciplinar com estudantes possibilitando a construção de conhecimentos específicos, formação pessoal de valores, atitudes em relação ao meio ambiente e conhecimentos procedimentais, articulando as atividades da sala de aula com o uso de recursos tecnológicos. Inserir o uso de novas tecnologias e ferramenta computacional no cotidiano escolar mostram-se atraentes e motivadores para o desenvolvimento de atividades educacionais mais amplas e atuais. Nesse sentido, os objetivos foram construir conhecimentos conceituais sobre os recursos naturais e sustentabilidade; sensibilizar para a construção de valores referentes à utilização dos recursos naturais; ler e analisar textos, selecionando, organizando e interpretando dados e informações; produzir textos emitindo opiniões fundamentadas no conhecimento conceitual estudado e fazer uso de ferramentas multimídias para a produção de registros finais. |
METODOLOGIA: |
Os participantes foram 200 alunos de 5as séries/6ºano do Ensino Fundamental da E.E. Jesuíno de Arruda (São Carlos/SP); professores das disciplinas de Ciências, História, Educação Física, Língua Portuguesa e Produção e Leitura de Textos (PLT), a pesquisadora visitante e alguns bolsistas do IEA/USP/ São Carlos. Utilizaram-se as salas de aula e o laboratório de informática da escola. Elaboraram-se roteiros de entrevista para preparação de apresentação por Power Point e de histórias em quadrinhos. Iniciou-se o trabalho com uma pesquisa orientada, através de roteiro elaborado pela professora de Ciências sobre as temáticas: água, ar, solo, biodiversidade e energia. Os alunos foram organizados em grupos para buscar informações e elaborarem textos. Os dados foram complementados com o Caderno de Ciências do aluno, consolidando o currículo. Os estudantes foram orientados sobre a utilização da ferramenta Power Point, captura de imagens da Internet com objetivo de transformar em slides os textos produzidos. Na disciplina Educação Física elaboraram histórias em quadrinhos, baseadas em brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje. Nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e PLT realizaram entrevistas com seus avós a fim de comparar aspectos da vida de ontem e de hoje, seus impactos ambientais e alternativas para o futuro visando a confecção de um jornal. |
RESULTADOS: |
Os resultados desse projeto multidisciplinar permitiram a elaboração de registros digitais que culminaram com a confecção de CD-Rom composto de três capítulos sobre os temas estudados, incluindo os textos, slides e ilustrações em quadrinhos. Além da produção desse material, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar, de modo criativo suas considerações sobre as temáticas estudadas pelos grupos, num Fórum realizado no anfiteatro da escola. Buscou-se o levantamento de informações a partir de pesquisa orientada, elaboração de textos e construção de registros mais criativos pelos alunos. Todos esses aspectos foram contemplados na execução das atividades e no produto final. Outros resultados relevantes foram a importância da parceria entre professores da escola, rompendo com uma visão fragmentada e estática das disciplinas, a parceria que se consolidou também entre a universidade e a escola. (muitas vezes os professores têm medo de investirem em estratégias diferentes por falta de quem os ajude diante de classes numerosas), além do acesso dos estudantes à Informática. (muitos deles não conheciam a ferramenta Power Point, nem possuem computadores e a escola permitiu-lhes esse acesso). A elaboração do CD-Room também possibilitou ao aluno a utilização de múltiplas linguagens para expressar os conhecimentos aprendidos. |
CONCLUSÃO: |
A prática docente baseada em projetos de trabalho multidisciplinar enriquece o cotidiano escolar. A temática sustentabilidade foi desenvolvida de modo criativo, procurando estabelecer relações entre o modo de vida de anos passados e o modo atual. Percebemos através dos textos e registros, maior empenho e interesse dos alunos nas atividades escolares. Os professores passaram a ter uma visão compartilhada e colaborativa de suas praticas, explorando através do olhar de diferentes disciplinas, uma temática sugerida no ensino de Ciências. O uso de recursos digitais facilitou a apresentação dos registros elaborados pelos alunos, além de mostrar forte motivação para o processo de ensino e de aprendizagem. A experiência relatada pode ser aplicada em outras escolas, desde que busquem parcerias dentro e fora de seus muros. Quanto aos aspectos específicos da temática sustentabilidade, podemos indicar que a escola cumpriu seu papel de instituição que visa construir conhecimentos sensibilizadores para novas atitudes e que levará os protagonistas a colaborem para uma sociedade mais responsável e sustentável. |
Palavras-chave: Sustentabilidade, Projeto Multidisciplinar, Recursos Multimídias. |