63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
Caracterização das feições geomorfológicas, hidrográficas e de uso e cobertura do solo da sub-bacia do rio Maracanã, São Luís-MA
Ana Lenira Nunes Cysne 1
Jorge Hamilton Souza dos Santos 2
1. Deptº. de Geociências – LEBAC/UFMA
2. Prof. Dr./Orientador – Deptº. de Geociências – LEBAC/UFMA
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, os estudos e pesquisas voltados à conservação e gestão dos recursos hídricos têm tido mais espaço no meio acadêmico/científico diante da supressão e degradação destes recursos pelas diferentes atividades humanas. As bacias hidrográficas são consideradas unidades primordiais de planejamento dos recursos hídricos e do uso do solo, evitando assim, transtornos sócio-ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar através de dados e cartas temáticas as feições hidrográficas, geomorfológicas e de uso e cobertura do solo da sub-bacia do Maracanã, localizada na zona rural de São Luis – Maranhão. Trata-se de um estudo relevante à medida que a referida sub-bacia abriga as principais nascentes do rio Bacanga, um importante curso d’água de São Luís, responsável pelo abastecimento de água de alguns moradores do município. Assim, além de contribuir para a conservação da água doce em São Luís, os mapeamentos gerados através desta pesquisa podem subsidiar órgãos estaduais e municipais sobre a necessidade urgente de planejamento territorial desta área e apontar as áreas da sub-bacia que se encontram em situação mais crítica do ponto de vista ambiental.
METODOLOGIA:
A partir da seleção e consulta de materiais bibliográficos e cartográficos adquiridos em diversos órgãos privados e estatais e dos trabalhos de campo visando a coleta de coordenadas geográficas e UTM para o georreferenciamento das imagens de satélites e o levantamento fisiográfico da área para subsidiar a elaboração das cartas temáticas. Para a confecção da carta hipsométrica e planialtimétrica da sub-bacia do Maracanã, utilizou-se a carta base da DSG de 1980, na escala de 1:10.000 (Folhas 30, 31, 38 e 39). Através das curvas de nível foi gerado um vetor com as cotas altimétricas, digitalizadas com seus respectivos valores. Após a digitalização deste vetor foi utilizada a ferramenta 3D Analyst, para gerar o mapa hipsométrico da sub-bacia, na escala de 1:30.000 no programa Arc GIS versão 9.2. A rede de drenagem foi vetorizada a partir da carta da DSG. As demais cartas temáticas (Áreas de Preservação Permanente, geomorfologia e uso e cobertura do solo), foram elaboradas a partir da fusão das imagens IKONOS e SPOT-5. Após os respectivos mapeamentos foram realizadas as planimetrias das entidades relevantes existentes nos cartogramas digitais. Ao término da pesquisa foi apresentada uma matriz com os principais impactos ambientais existentes e demais medidas mitigadoras.
RESULTADOS:
A microbacia do Maracanã com uma área de 21km² e perímetro de 19,8 km é de 4° ordem. O comprimento do canal principal é de 6,9 km. A densidade de drenagem de 2,97 km/km² e o IC de 0,69 indicam respectivamente que a sub-bacia possui uma alta capacidade de drenagem e uma forma aproximadamente circular, facilitando assim, possíveis enchentes em períodos chuvosos. Esta situação é amenizada devido a baixa sinuosidade dos rios ocasionando um rápido escoamento das águas. Geomorfologicamente, as principais feições do relevo são: tabuleiros dissecados com colinas esparsas e vales fluviais. Os tabuleiros (maiores cotas altimétricas - 40 a 50 m.) abrigam as principais nascentes do rio Maracanã e neles estão as principais categorias de uso: residencial (17,5 %), Industrial e comercial (6,1%), demonstrando a necessidade de planejamento territorial para evitar a ocupação e exploração de áreas impróprias. A área possui uma quantidade significativa de vegetação (67, 45%), porém diante do acelerado processo de urbanização a tendência é que a mesma seja reduzida. Os principais problemas ambientais detectados foram: desmatamentos da mata ciliar, assoreamento dos rios, poluição do solo e dos cursos d’água por esgotos e resíduos sólidos, ocupação urbana desordenada, extração mineral clandestina.
CONCLUSÃO:
No decorrer desta pesquisa (08/2009 a 08/2010), foi possível chegar a algumas considerações sobre a sub-bacia em tela: o mapeamento de uso e ocupação do solo demonstrou que apesar da presença ainda bastante expressiva da vegetação o acelerado e desordenado crescimento urbano da área esta causando mudanças significativas na paisagem, comprometendo as nascentes do rio Maracanã, reduzindo a cobertura vegetal e contribuindo para intensificar os processos erosivos; o mapeamento geomorfológico confirmou que as áreas de tabuleiros, onde ficam as nascentes do rio Maracanã, são onde se encontram as ocupações urbanas e rurais e que o vale fluvial / planície de inundação do rio ainda estão parcialmente distantes da maior parte da aglomeração humana, contendo principalmente atividades como agricultura e extração de areia; Boa parte das nascentes que se encontram a nordeste e sudeste da sub-bacia está comprometida em virtude da ocupação humana; O que se pôde perceber ao longo da pesquisa é que os principais problemas atuais detectados referem-se ao processo de urbanização e exploração de áreas impróprias. Desta maneira, faz-se necessário a realização de planejamento urbano e respectivo programa de educação ambiental, objetivando prevenir significativos impactos na microbacia do Maracanã
Palavras-chave: Análise Ambiental, Sub-bacia do Maracanã, São Luís - MA.