63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E CRENÇAS DE MERCADO: FUNDAMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS DA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
Otília Aída Monteiro Loth 1 Alexandre Castelo Branco Herenio 1 Lauro Eugênio Guimarães Nalini 2 |
1. Pontifícia Universidade Católica de Goiás 2. Prof. Dr./Orientador - Depto de Psicologia - PUC/GO |
INTRODUÇÃO: |
O comportamento do consumidor é estudado por diversas áreas de conhecimento, dentre elas a Psicologia e Ciências Econômicas. Um dos conceitos muito importantes dentro do estudo do comportamento do consumidor é o de “crença”. Crenças de mercado são generalizações que, com freqüência, consumidores fazem sobre empresas, produtos, marcas, lojas, e demais elementos do ambiente e sobre as relações de consumo que mantêm com estes ambientes. Quantidade significativa de evidências empíricas tem mostrado que as referidas generalizações parecem modular a ação de consumo propriamente dita, podendo, tal modulação, assumir várias formas. O objetivo deste trabalho, de natureza teórico-conceitual, é discutir a concepção sobre crenças (e conceitos correlatos; p. ex. atitude), no estudo do comportamento do consumidor, sob a perspectiva encontrada em elaborações das ciências econômicas. Sem qualquer pretensão de exaustão do assunto, buscou-se verificar o entendimento do conceito “crença” quando este é localizado em literatura econômica sobre processos de consumo. |
METODOLOGIA: |
A presente elaboração originou-se de levantamento bibliográfico no acervo da biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e em arquivos eletrônicos localizados em sites de pesquisa especializados da internet. Como critérios de seleção do material bibliográfico, considerou-se 1) a ocorrência do termo “crença” e associados (p. ex., atitude) nos textos pesquisados e 2) a acessibilidade do material (nos casos onde apenas resumos eram encontrados). |
RESULTADOS: |
Foram encontradas diversas noções sobre crenças dentro da perspectiva econômica. O motivo principal do estudo dessas noções é melhorar o êxito na compra e divulgação do produto/marca, bem como melhorar a satisfação do consumidor. Na tomada de decisão de compra, o consumidor passa por vários estágios: estabelecimento e consciência de uma necessidade, conhecimento do bem de consumo que pode satisfazer a necessidade, e motivação para satisfazer a necessidade (adquirindo o produto). Numa economia de mercado, é fundamental que as organizações tomem conhecimento dos atributos que os consumidores consideram importantes no momento de decidir a compra, sobretudo se, na relação com estes, crenças estão envolvidas. Desta forma, torna-se possível agregar características e benefícios que serão percebidos e valorizados pelo consumidor, e assim ter êxito na venda, divulgação do produto e/ou marca, e satisfação do consumidor. |
CONCLUSÃO: |
A partir das análises feitas, parece ser possível afirmar que a noção de crenças que se encontra na literatura econômica sobre processos de consumo tem forte relação com a conceituação encontrada em Psicologia. Ao que tudo indica, quando economistas usam o conceito de crenças em análises econômicas do consumo, as noções subjacentes ao conceito são aquelas da Psicologia, sendo tomadas de empréstimo desta disciplina, aplicando-as na análise dos fenômenos próprios do campo econômico. |
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Ciências Econômicas, Crenças de Mercado. |