63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
REPENSANDO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TIC
Mirtes de Oliveira Diniz 1
1. Profa. Secretaria de Educação Esporte e Lazer do Recife - SEEL
INTRODUÇÃO:
A Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC, por meio do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, estruturou em 3 eixos a formação de professores e gestores da educação básica de todo o país, visando à inclusão digital e social: Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação e Elaboração de Projetos. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação do Recife em 2010, inscreveu 200 educadores para participarem da formação. Como formadora de uma das turmas busco descrever neste trabalho a trajetória dos avanços ocorridos na utilização das TIC por professores no Curso Introdução à Educação Digital, presencial, de 40h. Atualmente a maioria das escolas da rede Municipal do Recife estão equipadas com tecnologias de ponta: laboratórios de informática, sala de vídeo, TV,DVD, biblioteca, filmadora, câmara digital, som, data show... Como esses recursos estão sendo utilizados em sala de aula pelas professoras, visando melhorar o processo de aprendizagem dos alunos? Objetivos: capacitar os professores na utilização dos recursos contidos nos programas (Internet, Editor de Texto, Editor de Imagem, Planilha e Blog), nas suas salas de aula; elaborar um projeto de intervenção pedagógica, utilizando os recursos aprendidos no curso.
METODOLOGIA:
O curso foi desenvolvido no módulo presencial, aos sábados, nos horários manhã e tarde, com aulas teóricas e práticas no Laboratório de Informática do NTE Cristiano Donato. As estrategias desenvolvidas foram leituras, reflexões e produção de sínteses dos textos estudados presencial e a distância, alguns deles contidos no livro Introdução à Educação Digital – versão 2010 – MEC, utilizando o Ambiente EproInfo, para postagens das produções dos cursistas e participação deles nos fóruns de debates, nos chats para esclarecimentos de dúvidas, reflexões dos textos e troca de experiências; elaboração de projetos individuais e em grupos,; criação e moderação de blogs do professores e/ou das escolas. Todas as produções foram elaboradas com base na prática cotidiana dos cursistas e das vivências dos projetos realizados nas escolas.
RESULTADOS:
No final do ano de 2009 e decorrer de 2010, os professores da rede Municipal do Recife, receberam notebook com conectividade e muitos não sabiam utilizá-los. O curso proporcionou a estes educadores a oportunidade da desmistificação do uso das TIC, seja na vida profissional quanto pessoal de cada um. Grande parte dos cursistas não tinham conhecimentos prévios no uso do computador, pensando que este curso seria de introdução à informática. No primeiro encontro, ao serem informados sobre a programação, os objetivos e a metodologia do curso, alguns pensaram em desistir, até porque o mesmo foi oferecido fora do horário de trabalho. No entanto logo houve boa interação dos alunos entre si e com a formadora, como a turma solicitou uma aula sobre a utilização do notebook, a mesma ficou marcada para o segundo encontro. As aulas ocorreram de forma motivadora, participativa, num clima de interação, aprendizagem e colaboração. Ao final do curso vários projetos foram criados e postados nos blogs. Os alunos confirmaram interesse em participar das outras etapas dos cursos oferecidos pelo ProInfo-MEC.
CONCLUSÃO:
Ao final do curso foram criados vários blogs, na maioria deles os professores se reuniram por escola, escolhendo temas considerados relevantes de acordo com a realidade de cada Unidade Educacional. Neles postaram os projetos, algumas atividades realizadas no curso e as produções vivenciadas nas escolas. Alguns destes blogs foram apresentados pelas professoras no Encontro Municipal de Tecnologias na Educação (EMTE/2010) e nas formações continuadas, oferecidas pela rede Municipal do Recife. Pudemos constatar a importância do curso para todos participantes, além de ter formado uma rede de comunicação, onde continuamos interagindo, através de e-mail e das redes sociais. Esses professores, dirigentes e coordenadores, na maioria dos casos tornaram-se articuladores do uso das TIC nas suas escolas.
Palavras-chave: TIC, Práticas - Pedagógicas, Professores Recife.