63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
DESCENTRALIZAÇÃO E NOVAS CENTRALIDADES URBANAS EM CIDADES MÉDIAS: O SUBCENTRO MAJOR PRATES EM MONTES CLAROS/MG
Ricardo dos Santos Oliveira 1
Franciely Silva Souza 2
Iara Soares de França 3
1. Departamento de Geociências - UNIMONTES
2. Departamento de Geociências - UNIMONTES
3. Profa. Ms./Orientadora - Departamento de Geociências - UNIMONTES
INTRODUÇÃO:
Montes Claros, cidade média localizada ao Norte de Minas Gerais, se destaca no cenário urbano norte mineiro como capital regional, devido a sua infra-estrutura com destaque para a prestação de serviços, o comércio dinâmico e um diversificado parque industrial. Tais características conferem a mesma, a função de polarização de municípios do Norte de Minas e Sul da Bahia. A dinamicidade econômica e infra-estrutural conferida a essa cidade média se expressa de diversas formas e integra o processo de reestruturação urbana vivenciado pelas cidades médias. Neste contexto, assiste-se o surgimento de novas centralidades urbanas. Segundo SPÓSITO (2001) o aumento do número de áreas centrais produz duas dinâmicas econômico-territoriais correlatas entre si: a da descentralização territorial dos estabelecimentos comerciais e de serviços e a recentralização dessas atividades. Nesta conjuntura, o presente trabalho, analisa o subcentro Major Prates em Montes Claros/MG, a partir das atividades de comércio e serviços, destacando a instalação de filiais de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços como resultado dos processos de descentralização e recentralização das atividades econômicas. O subcentro Major Prates revela-se como uma importante centralidade urbana que se destaca no processo de reestruturação atual da cidade média de Montes Claros.
METODOLOGIA:
O caminho metodológico para essa pesquisa baseou-se em levantamento das atividades econômicas via Telelista, Catálogo Telefônico, assim como, pesquisa direta, nas duas principais avenidas do subcentro Major Prates, a saber: Avenida Francisco Gaetani e Castelar Prates. A partir disso, identificou-se também as filiais de lojas instaladas no Subcentro Major Prates e suas origens. Soma-se a isso, registro iconográfico e levantamento bibliográfico de autores que tratam das temáticas: Subcentros em comércio e serviços, centralidades urbanas e reestruturação urbana (FILHO, V. R. e SOUZA, M. V. 2009; FRANÇA, I. S. 2007; SPÓSITO, M. E. B. 2001; VILLAÇA, F. 2001).
RESULTADOS:
Os processos de descentralização e recentralização das atividades econômicas culminam, entre outros fatores, na formação e consolidação dos Subcentros em comércio e serviços. O subcentro Major Prates, localizado na zona sul da cidade média de Montes Claros/MG, tem como acesso principal o cruzamento das Avenidas Francisco Gaetani, com a Avenida Castelar Prates. A partir das pesquisas de campo, verificou-se na Av. Francisco Gaetani a presença de 86 estabelecimentos comerciais e 36 estabelecimentos referentes a prestação de serviços, totalizando 122 estabelecimentos. Os ramos dos estabelecimentos identificados foram: confecções, peças e acessórios para autos, e materiais de construção; representando, respectivamente, 18,6%; 10,5% e 7% do total de 122 estabelecimentos. Na Av. Castelar Prates verificou-se 76 estabelecimentos comerciais e 19 estabelecimentos de prestação de serviços, totalizando 95 estabelecimentos. Os ramos de estabelecimentos identificados com maior freqüência foram: confecções, bares e lojas de variedades; representando respectivamente, 32,8% 11,8% e 10,5% do total de 171 estabelecimentos. Quanto as filiais de lojas, registrou-se um total de 18 estabelecimentos, sendo que, 72,2% desses estabelecimentos possuem suas matrizes no núcleo central e 50% são redes nacionais e/ou regionais.
CONCLUSÃO:
As cidades médias brasileiras vêm ganhado destaque no contexto urbano, principalmente pós década de 1970. Esses espaços não metropolitanos passam a experimentar processos espaciais, antes restritos às metrópoles. Nesse caso, a descentralização das atividades econômicas em Montes Claros/MG é verificada, por meio dos Shoppings Centers, eixos comerciais diversificados, vias especializadas e subcentros em comércio e serviços. A análise do subcentro Major Prates o revelou como uma forte centralidade na região em que se insere, com predominância do setor comercial em relação a prestação de serviços. O comércio de confecções, acessórios para autos, materiais de construção e bares se destacaram no levantamento realizado. Os processos de descentralização e recentralização espacial e territorial dos estabelecimentos comerciais e de serviços em curso em Montes Claros, pôde-ser observado por meio da das filiais de lojas, cuja localização anterior era restrita ao núcleo central.
Palavras-chave: Cidades médias, Centralidades urbanas, Subcentros em comércio e serviços.