63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
O EMPREGO DE PASSATEMPO COMO UMA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA: JOGO DOS 7 ERROS |
Fabiano Moura Rubio 1 Maria Bruna de Souza 1 Edimara Cantú de Pinho 1 Antonio Rogério Fiorucci 1 Luzia Pires dos Santos Benedetti 1 Edemar Benedetti Filho 1 |
1. UEMS 2. UEMS 3. UEMS 4. UEMS 5. UEMS 6. Prof. Dr./Orientador – Licenciatura em Química - UEMS |
INTRODUÇÃO: |
A inclusão cientifica é uma atividade que deve estar ganhando destaque nos próximos anos devido à necessidade em aproximar a sociedade das novas tecnologias descobertas. Uma maneira de promover esta inclusão é através de atividades lúdicas utilizando o uso de jogos didáticos. O lúdico proporciona interações sinceras e construtivas, a nível cognitivo com o conhecimento. Educar, utilizando tais recursos, é preparar o sujeito para atuar na sua realidade. Existem muitos jogos, e outros tipos de atividades lúdicas que ajudam os alunos a colocarem em prática tudo o que lhe foi passado dentro da sala de aula. Os jogos didáticos além de prazerosos e divertidos possuem uma importante função educativa, pois o educando se interessa pelo tema proposto durante a aplicação da metodologia. Desta maneira a Química se transforma em uma disciplina interessante e com aplicação no cotidiano. O objetivo deste trabalho é divulgar a ciência química relacionando com o dia-a-dia do aluno. Para tal foi necessária a elaboração de jogos didáticos, na área de química, através do uso de passatempo utilizando o conteúdo do ensino médio na área de química orgânica contextualizada com os avanços tecnológicos para sua confecção e exploração. |
METODOLOGIA: |
Elaborou-se um folder com cinco moléculas orgânicas, onde cada molécula possuía um total de 7 erros na estrutura ou nas ligações químicas. Este material também foi contido textos referentes às moléculas orgânicas onde estavam as dicas para que os alunos pudessem conseguir encontrar os erros. Essas moléculas foram desenhadas com o auxilio do programa flash Mx. As moléculas apresentadas foram: a talidomida, o colesterol, a adrenalina, a cocaína, e a cafeína. Depois da aplicação da atividade foram entregues as respostas para cada molécula. |
RESULTADOS: |
Esse jogo foi elaborado com moléculas referentes ao nosso cotidiano, pois, assim é uma forma mais simples do aluno conseguir entender tanto as estruturas, quanto os textos relacionados com o conteúdo programático. Cada folder continha 5 moléculas orgânicas, onde cada molécula apresentava os 7 erros, e os textos foram elaborados com uma linguagem simples, contendo as características das moléculas e como elas interagem em nosso cotidiano, por exemplo se ao ingerirmos esta substância, qual o efeito dela em nosso organismo. Cada molécula com os erros foi desenhada no programa flash mx, para que os alunos pudessem observar com maior clareza as ligações química. Já com o folder pronto o jogo foi aplicado na cidade de Dourados-MS, no 3º B da escola Floriano Viegas Machado, sob a observação da professora da disciplina de Química. O folder foi entregue para cada aluno promovendo assim uma melhor dinâmica de trabalho e para que houvesse também uma maior interação entre os alunos e o professor nos momentos das discussões, utilizando do material em mãos. Após a aplicação da atividade, foi passado um questionário para que os alunos pudessem avaliar o desenvolvimento do jogo em sala. Os resultados obtidos demonstraram a melhora no sistema de Ensino/aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Com o presente trabalho pudemos perceber que a atividade lúdica foi uma importante ferramenta para o aprendizado do aluno de uma maneira mais divertida levando a uma maior discussão dos assuntos abordados pelo professor. Houve desta forma, uma melhora na relação aluno-professor e fez também com que os alunos relacionassem o jogo apresentado com seu cotidiano. Outro ponto a destacar foi à interação entre o jogo desenvolvido em concordância com o conteúdo ministrado pelo professor da disciplina trazendo para a sala de aula substâncias químicas presentes no seu dia-a-dia e que não tinha relação com a Química através de um Ensino Tradicional geralmente apresentado pelos professores. |
Palavras-chave: Jogos didáticos, Divulgação científica, Métodos didáticos. |