63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
PIBID/UFRPE – LETRAS: REFLETINDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES E MOTIVAÇÕES SOCIOCULTURAIS DA NORMA LINGUÍSTICA PADRÃO.
Arthur Mota Alves 1
Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura 2
1. Depto de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores desafios dos cursos de licenciatura é formar um profissional que conjugue com sucesso o saber acadêmico às práticas pedagógicas, quando na sala de aula, sem deixar de lado na vida pós academia o seu aperfeiçoamento teórico. A formação adequada do professor tem como consequência direta uma escola básica de melhor qualidade. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), implantado pela UFRPE é uma tentativa de sanar esse problema agindo como uma ponte entre as instituições de ensino superior e básica, possibilitando que o licenciando obtenha uma visão mais abrangente e verossímil da rotina escolar, ainda no período inicial de sua formação, provocando uma atitude investigativa na sala de aula. Nesse contexto insere-se o PIBID-Letras da UFRPE, desenvolvendo atividades em escolas públicas. Foi nesse âmbito que desenvolve-se o projeto cujo objetivo é o estudo da Norma Linguística Padrão de maneira contextual, através de uma perspectiva histórica, atentado para as implicações e motivações socioculturais na sua aquisição.
METODOLOGIA:
Inicialmente os trabalhos na escola se constituíram de observação em sala de aula, com o objetivo de reconhecer a escola em si, seu funcionamento, e diagnosticar as suas principais demandas. Semanalmente ocorriam reuniões com a coordenadora de área com o objetivo de discutir textos teóricos de abordagem pedagógica, planejar ações a serem efetuadas nas escolas e tirar as dúvidas que pudessem vir a surgir durante as atividades na escola. A professora tutora definiu a bibliografia que iria servir de fundamentação teórica para as ações práticas propostas pelos bolsistas na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito. A partir disso fez-se uma coleta preliminar de dados através de uma entrevista semi-estruturada com alunos do 1º ano do Ensino Médio, a fim de verificar seus conhecimentos prévios a respeito do tema proposto. Desenvolveu-se atividades com o objetivo de contribuir à compreensão de língua como fenômeno dinâmico e plural e ao mesmo tempo trabalhar os conceitos de Norma Padrão em contraste aos de Norma Culta e Variedade Linguística; e suas motivações e implicações socioculturais, através de rodadas de oficina, discussões, amostras de vídeos e propostas de atividades.
RESULTADOS:
Podemos afirmar que as intervenções realizadas pelo PIBID estão sendo exitosas na medida em que estão proporcionando aos alunos de graduação um contato íntimo com a escola, sem preconceitos. Levando-os a compreender a necessidade indissociável de se conjugar teoria e prática na docência. Aprende-se também a lidar com as dificuldades e limitações encontradas no ensino público, com as diversas situações que podem ocorrer numa sala de aula, sem deixar de levar em conta a sua heterogeneidade. Saberes essencialmente práticos. Para os alunos do ensino básico traz a oportunidade de (re)pensar o mundo, aproxima e incentiva o ingresso na Universidade pública. Destacamos as atividades que fizeram com que os alunos refletissem sobre a língua a partir de atividades que exploraram a competência comunicativa, contribuindo para sua aceitação como falante de uma variedade linguística legítima e para a importância do uso de forma contextualizada das variedades linguísticas, incluindo a variedade admitida como a padrão. A construção dos conceitos trabalhados nas oficinas a partir das conclusões e questionamentos dos alunos permitiu compreende-los como sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados satisfatórios, destacamos a necessidade de uma ensino de língua materna que objetive o aprimoramento da competência comunicativa, trabalhando a norma padrão sem esquecer de suas motivações históricas, sociais e de suas implicações socioculturais, através de atividades que priorizem a reflexão. Destacamos também importância da manutenção de um programa de iniciação a docência como o PIBID, que possibilite ao bolsista dedicação exclusiva a sua formação acadêmica, garantida pela bolsa financeira. Evita-se que o licenciando seja subutilizado em programas de estágio remunerado, assumindo o cargo de professor, mesmo ainda sendo estudante. Por outro lado, o PIBID oportuniza ao licenciando um tempo de permanência nas escolas e reflexão sobre práticas pedagógicas que se somam a disciplinas como a de Estágio, alimentando, inclusive, com elementos da rotina do trabalho docente, disciplinas como Filosofia, Psicologia e Sociologia da Educação. Para obter sucesso deve-se conjugar o conhecimento acadêmico com a prática diária, e a experiência dos outros professores de ensino básico. É a isso que o PIBID se propõe, reforçar essa relação de troca entre as duas instituições, resultando num ensino de qualidade, que prepare o graduando e aluno do ensino médio, para a vida.
Palavras-chave: Contextualização da Norma Padrão, Formação docente, PIBID.