63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CATALÃO-GOIÁS SOBRE O BASQUETEBOL
Guilherme Affiune Sellani 01
Heliany Pereira dos Santos 01
1. Acadêmico do Curso de Educação Física Campus Catalão/UFG
2. Profª Ms./ Orientadora - Curso de Educação Física Campus Catalão/UFG
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de longas discussões ocorridas durante a formação em Licenciatura em Educação Física e apresenta como temática o basquetebol nas aulas de Educação Física das escolas públicas de Catalão – GO. Como problemática investigativa pretendemos detectar/compreender qual a concepção dos alunos do Ensino Médio sobre o conteúdo Basquetebol e de sua efetivação nas aulas de Educação Física das escolas públicas estaduais da cidade.
A opção por esta temática, se deve ao fato de percebermos que o Basquetebol em relação a outros esportes não é muito divulgado, e também pouco praticado nas escolas cujos principais conteúdos voltam-se principalmente para o futsal, handebol e voleibol (LIMA, 2007). Acreditamos que esta realidade precária quanto a prática do basquetebol na escola se deve ao fato de ser pouco veiculado pela mídia, pois tudo que é desconhecido gera rejeição e/ou estranhamento.
Propomos como objetivos investigar sobre os principais conteúdos abordados nas aulas de Educação Física na escola; diagnosticar como é tratado/abordado o basquetebol nas escolas públicas estaduais de Catalão e ainda, analisar a compreensão dos alunos do Ensino Médio sobre o basquetebol.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa caracteriza-se como de campo de caráter analítico e diagnóstico cujo instrumento de coleta de dados caracterizou-se pela entrevista semi – estruturada (utilizamos um gravador para a coleta das respostas)
O universo da investigação constituiu-se de duas escolas de Ensino Médio da cidade vinculadas ao Estado e cuja amostra foi em função da localização geográfica abrangendo duas áreas distintas da cidade uma mais central e outra na periferia (parte sul). A população utilizada foram em um total de 10 alunos e 12 alunas do Ensino Médio sendo entrevistados 11 alunos em cada uma das escolas selecionadas. Os alunos/as foram definidos livremente conforme o interesse individual em participar da pesquisa.
Para obtermos as informações necessárias para respondermos a indagação pretendida, elaboramos um roteiro com 04 perguntas diretas referentes ao tema e dirigidas aos respondentes. Posteriormente as respostas foram transcritas e analisadas conforme o modelo de análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Nas três primeiras perguntas indagamos sobre o que é o basquetebol? conhecem este esporte? e de que forma foi seu primeiro contato com o mesmo? Dos 22 alunos/as entrevistados, 12 alegaram não conhecerem o basquetebol pois não o vivenciam como conteúdo da educação física, porém se mostraram interessados em aprender sobre essa modalidade. Os demais alunos (08), disseram conhecerem o basquetebol, porém pelas respostas parece-nos apresentarem um conhecimento superficial e adquirido através, principalmente de alguns jogos transmitidos pela televisão ou em momentos específicos e raros das aulas de Educação Física.
Os depoimentos anteriores nos remetem a refletir sobre treis itens: 1 – As aulas de educação física não promovem a inclusão; 2 – O conteúdo basquetebol não apresenta-se como conteúdo nas aulas; 3 – Os meios de comunicação não investem nesse esporte dificultando ainda mais a sua inserção na cultura local.
Na quarta questão perguntamos sobre a importância/ou não de aprender o Basquetebol na escola e obtivemos respostas como esta: “Acho que é legal a gente praticar outros tipos de esporte” (Aluna A, escola B). Percebemos com essa fala que há interesse pelo esporte, (16 dos 22 entrevistados disseram ser importante) e curiosidades em aprender outros conteúdos não contemplados pelas escolas investigadas.
CONCLUSÃO:
Refletindo sobre as entrevistas realizadas, percebemos que o basquetebol ainda é pouco abordado nas aulas de educação física e acreditamos que um dos motivos é a precarização do trabalho na educação como a falta de infra-estrutura, materiais inadequados, e principalmente o contexto cultural brasileiro, e isso influencia sobremaneira nas aulas de educação física, mas que também há interesse por parte dos alunos em aprenderem esse esporte.
Percebemos também, que é importante o professor de educação física diversificar os conteúdos da aula não privilegiando um ou outro somente, mas as várias possibilidades de movimentos expressa através da cultura corporal e que a motivação dos alunos/as em aprender algo novo está clara, basta a iniciativa do professor em propô-los.
Compreendemos ainda, que temos muito a fazer em relação ao ensino aprendizagem do basquetebol nas escolas em Catalão-GO, pois a educação física parece-nos limitada em relação não só a conteúdos como também a materiais e infra-estrutura. E ainda, que este trabalho tornou-se importante no sentido de fazer-nos compreender a necessidade da atualização profissional para uma consequente aprendizagem significativa para os alunos/as.
Palavras-chave: Basquetebol, Educação física, Escola.