63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE – A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM BOA VISTA, RORAIMA |
Ana Paula Melo Corrêa 1 Dandara Andrade de Oliveira 2 Silvana Tulio Fortes 3 |
1. Centro de Estudos da Biodiversidade - CBio, Universidade Federal de Roraima - UFRR 2. Centro de Estudos da Biodiversidade - CBio, Universidade Federal de Roraima - UFRR 3. Profa. Dra./ Orientadora - Centro de Estudos da Biodiversidade - CBio, Universidade Federal de Roraima - UFRR |
INTRODUÇÃO: |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visa antecipar o vinculo entre as escolas estaduais e municipais e as universidades públicas, visando a melhoria do ensino público. Entre os objetivos do programa está a valorização da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura de instituições públicas de educação superior. Ao longo do século passado, a formação tradicional do professor provocou uma enorme distância entre a teoria e a prática, privando muitas vezes os educadores de uma identidade própria, com dificuldade de criar estratégias didáticas eficazes em despertar o interesse do aluno. É fato a dificuldade que os alunos do ensino médio possuem em relação aos conteúdos de genética, tema atual, presente e discutido de diversas formas nas mídias. Tendo em vista esta importância, acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima através do Programa PIBID elaboraram e ministraram, ao longo de dois anos, atividades que levaram a realidade para a sala de aula inserindo o lúdico, que tem papel de socializar, motivar e incentivar a criatividade, no processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de genética do 3o ano do ensino médio. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 3o ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Libória, de acordo com os conteúdos que estavam sendo ministrados pela professora supervisora responsável Maria Vaneide Urbano. Foram realizadas diversas reuniões tanto de planejamento, como de discussão sobre formação de professores com a coordenadora do PIBID biologia, Profa. Dra. Silvana Fortes, com o intuito de adquirir conhecimento e debater os temas necessários para a formação acadêmica. O trabalho na escola constou de atividades lúdicas e avaliativas, ministradas pelas bolsistas. Inicialmente foi necessária a compreensão dos conceitos básicos de genética por parte dos alunos, assim os estudantes foram submetidos a uma atividade sobre probabilidade. A partir disso foram realizadas atividades envolvendo cruzamentos genéticos, montagem de heredograma, construção de cariótipos e idiogramas, resolução de problemas envolvendo situações reais proporcionando aos estudantes visualizar de maneira simples como é feito um teste de DNA através de comparações do material genético hipotético encontrado. As avaliações foram feitas através de notas e observações realizadas de acordo com o desempenho dos alunos nas atividades. |
RESULTADOS: |
Ao avaliar as atividades realizadas foi observado um maior rendimento no desempenho escolar da maioria dos alunos baseando-se nas notas de provas e das próprias atividades, notando-se um maior interesse por parte dos alunos quando o tema era voltado para compreender situações reais, ou seja, de como funciona um teste de paternidade ou uma investigação criminal. Percebeu-se ainda a facilidade dos alunos em relação aos conteúdos de genética após compreender os conceitos básicos exigidos e assim, levando-os a um melhor aproveitamento educacional. Notou-se que ao adotar novas estratégias, mesmo que simples, que levaram os alunos a pensarem e serem críticos obteve-se uma resposta satisfatória quanto ao aprendizado dos mesmos. Em relação as bolsistas pode-se dizer que após elaborar, ministrar, corrigir atividades e estar em contato direto com a escola permitiu-lhes não só o conhecimento teórico, mas principalmente a prática escolar pública e o que é necessário pra ser um bom educador. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho realizado por dois anos na escola através do PIBID mostrou-se significante em todo o processo de ensino-aprendizado por parte de todos os envolvidos. Pôde-se perceber que algumas dificuldades podem ser sanadas se os conteúdos forem trabalhados de uma maneira diferente, de forma a envolver o aluno, mostrando que o que ele aprende em sala de aula está diretamente ligado ao seu cotidiano, ajudando-o a compreender questões simples que muitas vezes são tidas como complexas. Com isso implica dizer que ludicidade e aprendizagem devem caminhar juntas, de modo a ressaltar que a mudança na postura do professor baseada na metodologia que ele utiliza em sala de aula influencia completamente no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, destaca-se a prática do PIBID essencial e de suma importância para capacitar o futuro profissional da educação a compreender seu papel transformador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, inserindo novas metodologias e a partir dos seus resultados fazer uma reflexão crítica acerca da educação. |
Palavras-chave: Ensino de Genética, Formação Docente, PIBID. |