63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PROBLEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS CURSOS D’ÁGUA URBANOS EM JATAÍ/GO
Diego Garcia Borges 1
Reiner Silveira de Moraes 1
Amarildo Vergínio Moreira Júnior 1
Wagner Faria Souza 1
Marluce Silva Sousa 2
1. Aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica - Campus Jataí - IFG
2. Profa. Orientadora - Campus Jataí - IFG
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento técnico da humanidade altera o ambiente, especialmente urbano, de modo cada vez mais intenso. Enquanto os países desenvolvidos passaram por um processo de urbanização mais lento, acompanhando sua industrialização endógena, os países subdesenvolvidos tiveram uma urbanização rápida e caótica, devido à industrialização tardia, exógena e concentrada. Ademais, a carência de capitais para o investimento na qualidade dos serviços urbanos tem gerado grandes problemas ambientais. No Brasil, o aumento populacional e o desenvolvimento econômico levaram ao aumento do consumo, do número de veículos, desmatamento, ampliação das áreas urbanas, maior produção de lixo, dificultando sua disposição, etc. Diante disso, é de extrema relevância estudar impactos ambientais, visando a um planejamento adequado, para a minimização dos problemas. Neste contexto, a cidade de Jataí, que fica no Sudoeste do estado de Goiás, embora com uma população de apenas cerca de 90 mil habitantes, também apresenta inúmeros problemas. Este trabalho avaliou alguns dos problemas ambientais urbanos em Jataí, com ênfase na ocupação nas margens dos córregos, buscando aspectos como a própria apreciação da população a respeito dos mesmos, esperando-se contribuir para o conhecimento da realidade urbana de Jataí.
METODOLOGIA:
Realizaram-se revisão de literatura sobre a questão ambiental: meio ambiente, impacto ambiental, problema ambiental, impacto ambiental em área urbana, espaço urbano e formação do espaço urbano jataiense.
Vários trabalhos de campo foram realizados, a fim de apreender os principais problemas ambientais na área urbana de Jataí, sobretudo às margens dos quatro cursos d’água urbanos em Jataí: Córrego Jataí, Córrego Diacuy, Córrego Capoeira e Córrego do Sapo; sendo os três últimos afluentes do primeiro.
Avaliou-se o cumprimento da legislação ambiental por parte de empresas privadas, residências e da própria Prefeitura municipal.
Realizaram-se entrevistas com os moradores que ocupam áreas inadequadas que são atuantes na degradação, mas, também, sofrem com ela.
RESULTADOS:
Os principais problemas ambientais urbanos encontrados em Jataí são a ocupação de áreas de preservação permanente, acúmulo de lixo nas margens dos cursos d’água e esgotamento irregular. As áreas de preservação permanente marginais aos córregos não são respeitadas. A vegetação ciliar foi praticamente devastada, e no lugar, predominam residências, pastagens e empresas. Os quatro cursos d’água na área urbana de Jataí têm praticamente toda sua extensão comprometida por uso inadequado. Empresas do setor de laticínio e frigoríficos jogavam resíduos, assim como moradores fazem esgotamento sanitário clandestino direto no leito dos córregos. Ambas as atividades promovem poluição das águas.
Apenas um pequeno percentual da área urbana conta com drenagem subterrânea e as ruas contêm resíduos, que entopem os canais de drenagem artificial, impedindo a infiltração de água e favorecendo as enxurradas. A água do escoamento superficial leva os resíduos que se depositam nos leitos dos rios que, sem vegetação ciliar, aparentam um verdadeiro “lixão” após as chuvas. Há, ainda, a erosão às margens dos córregos, promovendo seu assoreamento que, por sua vez, aumenta o potencial de inundação. Os moradores das margens dos córregos são tanto atuantes como vítimas neste processo.
CONCLUSÃO:
O tratamento dos problemas ambientais a partir de uma visão limitada, de forma isolada, é um dos principais empecilhos ao encontro de soluções. Todos os problemas ambientais são interligados. Em Jataí, a impermeabilização do solo urbano, dificultando a infiltração, somado à falta e ao entupimento da drenagem subterrânea, existente devido aos resíduos jogados na rua, promovem o aumento do escorrimento superficial e o transporte dos resíduos que rumam para as partes mais baixas, isto é, os leitos dos cursos d’água. Estes, sem vegetação ciliar, não suportando todo o volume d’água, enchem e transbordam, afetando as casas daqueles que ali vieram residir por não terem condições financeiras de enfrentar os custos da moradia em áreas ambientalmente mais seguras ou beneficiadas por obras mitigadoras de impactos ambientais, como é o caso das regiões norte e oeste de Jataí. Assim, conclui-se que os problemas ambientais são mais percebidos pelos setores menos favorecidos da população, que são ‘segregados’ às áreas mais suscetíveis às transformações próprias dos processos ecológicos, porém aceleradas pelas ações humanas.
Palavras-chave: Curso d'água, Problemas ambientais urbanos, Jataí/GO.