63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DANÇA APRESENTADAS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL DE 2000 A 2008 |
Kamyla Moreira Arantes 1 Fanny Cacilie Gauna de Siqueira 1 Danna Stephany Souza Queiroz 1 Isabela Caroline Marques Santos 1 Julia Gracês Pivatto 1 Marcelo Victor da Rosa 2 |
1. Departamento de Educação Física - UFMS 2. Prof. Ms. / Orientador - Departamento de Educação Física - UFMS |
INTRODUÇÃO: |
Desde o surgimento do curso de Educação Física em 27 de fevereiro de 1971 na antiga UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso), época em que o estado ainda não havia sido dividido, atualmente conhecida como UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), não foi realizada nenhuma pesquisa que caracterizasse a área de dança no curso ao longo desses 38 anos. Diante disso surgiu a necessidade de analisar as produções de conhecimento, envolvendo a dança como tema principal, realizadas pelos acadêmicos que concluíram o curso. A formação do professor de Educação Física está atualmente configurada como licenciatura e bacharelado e, independente do tipo de formação, a disciplina de Dança está presente nos cursos de Educação Física. |
METODOLOGIA: |
Segundo Gil (1991, p. 83) essa pesquisa é de caráter documental, pois: “Vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa”. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os resumos dos TCC’s dos graduandos, entre os anos de 2000 e 2008 do curso de Educação Física desta instituição. Foram produzidos 351 TCC’s e 17 foi a quantidade de trabalhos que tinham a dança como área de pesquisa. Em seguida, foram classificados em: área escolar, não escolar - segundo a resolução nº 1 de 18 de fevereiro de 2002 e a nº 7 de 31 de março de 2004 - e os que não possuíam definição específica. Posteriormente, os resumos foram separados por áreas de estudo: Educação/Pedagógico, Saúde, Aprendizagem/Desenvolvimento Motor, Psicologia e Filosófico/Histórico e Não Definida. O próximo passo foi especificar os trabalhos por estilos de dança: Balé clássico, Biodanza, Dança Adaptada, Dança de Salão, Dança do Ventre e Não Definidos. |
RESULTADOS: |
Os 17 estudos na área de dança correspondem ao valor de 4,84%, em vista do total de trabalhos, esse valor foi considerado muito pequeno. Conforme Miranda (1994) a pequena produção em dança por parte dos profissionais de educação física se dá porque existe um distanciamento dos mesmos em relação à dança e sua aplicação em ambientes de trabalho, especialmente o escolar. Além de não terem uma formação suficiente, como exemplo a pequena carga horária de tal disciplina no curso de Educação Física. Desta quantia 13 pertencem à área não escolar (76,47%), 3 trabalhos na área escolar, que representam 17,64%, e 1 trabalho que não definiu a área de atuação, que representa 1,7%, evidencia-se uma desvalorização da dança no contexto escolar. Os resumos foram subdivididos por áreas de estudo, sendo 5 trabalhos pertencentes à área de Educação/Pedagógico, 4 de Psicologia, 1 de Saúde, 1 de Aprendizagem/Desenvolvimento Motor e 1 Filosóficos/Históricos. Outra análise realizada foi em relação aos estilos de dança utilizados para a pesquisa dos acadêmicos, sendo que 7 eram não definidos (área escolar), 4 de Balé Clássico, 2 de Biodanza, 2 de Dança do Ventre, 1 de Dança Adaptada e 1 Dança de Salão. |
CONCLUSÃO: |
Durante o processo de pesquisa foram encontradas dificuldades para realizar a análise de forma amplificada, pois não foi possível ter acesso a todos os TCC’s elaborados entre os anos de 2000 e 2008. O acesso restrito, apenas aos resumos, impediu que fosse realizado um trabalho mais aprofundado a respeito do tema. Ao realizar uma pesquisa para um trabalho de conclusão de curso os acadêmicos devem se atentar para o campo onde a mesma será realizada. Deve haver atenção também quanto às limitações do espaço e estilo de dança a ser pesquisado, visto que grandes campos de pesquisa e estilos sem direcionamento apropriado exigem maior empenho e domínio do assunto. Realizar um levantamento da produção acadêmica do tema dança no curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, é um passo no sentido de possibilitar um olhar mais científico desta área pouco investigada em nossa realidade e a partir de dados quantitativos, direcionar nossas pesquisas no sentido de cobrir as lacunas existentes, principalmente, no campo pedagógico, tendo a dança como um conteúdo da Educação Física escolar. |
Palavras-chave: Educação Física, Trabalho de Conclusão de Curso, Dança. |