63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 1. Artes do Vídeo
O vídeo “Arte e Ciência na 62º SBPC” no contexto do “Festival Minuto Ciência”
Carlos Wagner Costa Araújo 1
Marcos Ribeiro Pinto 2
Roger Fazollo 2
Lamonier Angelo de Souza 2
1. Prof. Esp/ Orientador - Espaço Ciência e Cultura
2. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A partir da década de 90, com a substituição da tecnologia analógica pela digital, houve uma popularização dos instrumentos e materiais de fazer vídeo. E hoje, duas décadas depois, aparelhos que não tem como principal função filmar já filmam, como é o caso dos celulares e câmera fotográfica. Além disso, outra tecnologia que ajudou na popularização do consumo do vídeo (e consequentemente da produção) foi a internet que possibilitou a exibição desses vídeos para qualquer lugar do planeta. Com o crescimento e o acesso das pessoas aos produtos audiovisuais o MEC – Ministério da Educação sugeriu, através dos Parâmetros Curriculares Nacional de 1997, o uso de novas tecnologias em sala de aula, dentre elas o vídeo, mas o uso por parte dos professores ainda é muito tímido nas suas práticas de ensino. O festival “Minuto Ciência”, através da publicação online desse material de conteúdo científico tem uma importância significativa na divulgação da ciência, pois os programas televisivos brasileiros, maior fonte de acesso da população à informação, ignoram esse tipo de conteúdo.
METODOLOGIA:
O vídeo “Arte e Ciência na 62º SBPC” foi feito na 62º SBPC, para o concurso “Minuto Ciência” desta mesma instituição. Nele, inúmeros eventos são apresentados, principalmente os da área da cultura, que mostra apresentações de cordel, dança, teatro, fantoche e o circo da ciência que mostra os experimentos científicos interativos feitos pelos museus de ciência de todo Brasil. Além de expor essas atividades, o vídeo se relaciona com os visitantes da 62º SBPC ao questiona-lhes suas percepções sobre a relação entre arte e ciência. E todas essas informações são passadas ao espectador através de relatos objetivos, referentes ao caráter de verdade da ciência, e relatos subjetivos, referentes ao olhar da arte, das pessoas entrevistadas e dos realizadores do vídeo.
RESULTADOS:
O vídeo foi selecionado pela banca da SBPC e faz parte do acervo desta instituição que podem ser acessados por alunos, professores e pesquisadores do Brasil e do Exterior no site da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do ministério da Ciência e Tecnologia, através do link: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/videos.htm.
CONCLUSÃO:
O vídeo, por conta de sua linguagem, e pelo conteúdo que informa, é uma peça fundamental na divulgação e conseqüente popularização da ciência. E por ser interativo, e ter uma grande capacidade de provocar as emoções, estimula o contato do educando com seu conteúdo. Por isso é importante que se produza vídeo científico, e que os distribua/divulgue em plataformas de fácil acesso como a internet.
Palavras-chave: ciência, vídeo, educação.