63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A VISÃO DOS ALUNOS
Carmina Viana de Paula do Vale 1,2
Tatiana Oliveira dos Santos 3
1. Docente – Secretaria de Educação do Estado do Maranhão
2. Técnica em Assuntos Educacionais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
3. Técnica Administrativa / Nutricionista - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que tem por objetivo não só de complementar uma formação incompleta, insuficiente, recuperando o adulto marginalizado, mas a de ensinar a ler e escrever aos deserdados sociais e atender aos sujeitos aos quais foram negados direito à educação em alguma fase de sua vida, tais como: oferta irregular de vagas, inadequações do sistema de ensino, condições socioeconômicas desfavoráveis, falta de motivação, falta de acolhimento nas relações sociais, rejeição, falta de amor, entre outros. Diante dessas concepções a EJA deverá ter como missão valorizar o homem, como cidadão, capacitado para participar na edificação do Estado, buscar uma concepção mais ampla das dimensões tempo/espaço de aprendizagem, na qual educandos e educadores estabeleçam relações sociais dinâmicas e acolhedoras, considerando questões da vida e da sociedade em que vivem. Dessa forma para verificar se os alunos da escola em estudo nessa modalidade estão satisfeitos com a oportunidade de voltarem a estuda foi desenvolvido um projeto a fim de verificar junto aos alunos a importância do Proeja na escola.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Açailândia e envolveu alunos de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio dos cursos Técnico em Alimentação Escolar e Meio Ambiente. Na ocasião foram entrevistados 40 alunos regularmente matriculados e freqüentes nos cursos acima citados onde foi distribuído a cada um deles uma pergunta sobre o ponto de vista deles em relação à importância da EJA na escola, onde eles puderam responder livremente. As respostas foram colhidas e separadas de acordo com o ponto de vista de cada entrevistado e tabuladas a seguir para verificação dos resultados.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa foram impressionantes, pois os alunos da EJA acreditam muito que podem mudar suas vidas com a complementação de seus estudos. Constatou-se que dos alunos entrevistados, 80 % responderam que o EJA na escola serve para dar oportunidade de voltarem a estudar, adquirir uma qualificação profissional, ingressar no mercado de trabalho e melhorar suas vidas e de seus familiares; 12% responderam que, além da qualificação profissional, serve para socializar as pessoas e melhorar a alto-estima deles e 8% do total responderam que além da aprendizagem, o EJA retira os cidadãos da marginalidade e os integra ao meio social através da escola.
CONCLUSÃO:
A partir das respostas dos entrevistados, tornou-se evidente que a Educação de Jovens e Adultos é de grande importância na escola, apesar de muitos educadores terem dificuldade de trabalhar com essa modalidade de ensino. É um trabalho que deve ser diferenciado porque a clientela é também diferente e exige um pouco mais de atenção por parte dos educadores e que nem todos os envolvidos no processo querem se disponibilizar a atender. É necessário que se promova um ambiente dinâmico e acolhedor para que os educandos sintam-se valorizados, melhore sua alto-estima e assim queiram enfrentar os desafios que são próprios de uma sala de aula e sintam cidadãos capazes de contribuir para o crescimento pessoal e social no meio em que vivem.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Escola, Educandos.