63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 9. Física Nuclear
ESTUDO SOBRE OS ENSAIOS DOSIMÉTRICOS EMPREGANDO FONTE IRRADIADORA DE CS-137 PARA O EMPREGO EM CÂMARAS PARA CALIBRAÇÃO E DE DOSÍMETROS DO TIPO TLD.
Laila Lorena Xavier Ribeiro 2
Rugles César Barbosa 1
Rosângela Da Silveira Correa 1
1. Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste – Abadia de Goiás
2. Pontifícia Universidade Católica de Goiás
INTRODUÇÃO:
A região Centro Oeste do Brasil praticamente não possui infra-estrutura básica para a pesquisa, e desenvolvimento de programas de formação de profissionais, que lidam com dosimetria das radiações ionizantes nas áreas ambientais, industriais (ocupacional) e medicas. Com a implantação do serviço para irradiações de TLD´s via o Irradiador de Cs-137, J. L. SHEPERD modelo 28-8A (de atividade de 481 GBq) no Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-CO) este quadro começou a mudar. Este trabalho abordar o ensaio para calibração, via avaliação radiométrica, utilizando-se sondas portáteis com fonte de Cs-137, analisando-se o comportamento do feixe do campo de irradiação, quanto a sua uniformidade, distância, e dosimetria que, quando comparada aos resultados de calibrações realizadas anteriormente, por sondas rastreadas por laboratório terciário. Tais procedimentos, que devem ser repetidos periodicamente, podem dotar o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO), num modelo que atenda todas as exigências técnicas já normatizadas dentro das possibilidades científicas que incorporem as inovações técnicas e científicas pertinentes
METODOLOGIA:
O trabalho requer as seguintes condições para ajuste do sistema irradiador/alvo: Controle de radioproteção, controle da metragem, orientação, alinhamento do sistema irradiador/alvo, e controle da dosimetria.
Controle de radioproteção: Foi adaptado ao irradiador um sistema automático de acionamento para abertura e fechamento da fonte de Cs-137. Assim construiu-se um sistema de acionamento da alavanca de abertura do obturador, através de dispositivo eletromecânico que controla de tempo de exposição, e do sistema de segurança contra acesso não autorizado na sala de irradiação.
Controle da metragem, orientação e alinhamento do sistema irradiador/alvo: No sistema de medidas emprega-se um laser para o alinhamento, e sistemas de suportes construídos com dois tipos de material. Com o laser, e realizou-se o alinhamento das coordenadas do irradiador com as do alvo (sonda).
Controle da dosimetria: O controle de dosimetria foi realizado via irradiação com fonte de Cs-137, de um conjunto sonda/monitor. O equipamento empregado nas medições de dose foi o Eberline E600, com sonda perpendicular com precisão de escala de 10%.
Intensidade de campo irradiado foi avaliada através de medidas de taxa de dose em relação à distância, empregando a sonda perpendicular tipo SHP270 como um dos acessórios do Eberline.
RESULTADOS:
As medições realizadas no irradiador, com relação às várias doses, variadas conforme distância e blindagem estão em concordância com as medidas realizadas com sonda terciária dentro das limitações de precisão do equipamento Eberline E-600, que apresentaram um erro de 39,17 % para dose máxima, sem blindagem deci-redutora. As doses baixas que apresentam erro de 3,21% para sistema de blindagem deci-redutora 100x10x acompanhado de blindagem semi-redutora de 4x2x. Quanto a uniformidade, as dose medidas sofreram flutuação máxima nas medidas radiais dose (mGy) (horizontal, vertical e diagonais) para suporte metálico é de 0,0373 mGy/h (diferença entre os valores máximo e mínimo) enquanto que para o suporte de papelão rígido a flutuação máxima de 0,0167 mGy/h (diferença entre o máximo e mínimo). Os resultados para o equipamento Eberline que opera na faixa Geiger-Miller registram-se desvio padrão para altas doses, respeitando o limite de descarga contínua de 60000 cps. Também foram realizadas avaliações de uniformidade de campo.
CONCLUSÃO:
Estes ensaios apresentam regularidades, em medidas em detectores portáteis, nas primeiras avaliações de doses depois da calibração realizada no CRCN-CO. Assim os primeiros estojos portas-cristal, já confeccionados a base de acrílico, para os cristais de TLD´s em que suas dimensões, (100 cavidades de 0,5 cm quadriculadas numa dimensão de 6 X 6 cm2), foram avaliados a partir de critérios originados da medida de uniformidade de campo de irradiação, bem como na possibilidade de verificar o potencial de calibração de monitores portáteis, para um futura implantação de serviço modelo de dosimetria para atender a região Centro-Oeste do Brasil.
Palavras-chave: Calibração, TLD, Irradiador.