63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MANAUS |
Karina de Oliveira Milhomem 1 Aldeniza Cardoso de Lima 2 |
1. Secretaria do Estado de Educação do Amazonas - SEDUC/AM 2. MSc./Orientadora – Universidade Federal do Amazonas – UFAM |
INTRODUÇÃO: |
A importância em se conhecer o professor, seu estilo de vida dentro e fora da sala de aula, reside no fato de que este profissional estará mediando o conhecimento, o saber e a educação de muitos indivíduos. A história do ensino de ciências no ensino fundamental no país é muito recente, e o que se percebe é que as universidades brasileiras, hoje, não dão o verdadeiro valor à formação de professores desse nível. Por não possuir um espaço de formação especifica, os professores de Ciências Naturais passaram a ser os habilitados em Química, Física e Ciências Biológicas, embora estes possam legalmente lecionar o componente curricular de Ciências Naturais, não possuem competências constituídas para tal. Na prática, o maior número de professores atuando em Ciências Naturais, é formado por licenciados em Ciências Biológicas, o que nos mostra a necessidade de uma melhor preparação de professores de Ciências Naturais. Dentre as instituições públicas e privadas do estado do Amazonas, a UFAM é a única que oferece o curso de Formação de Professores para do ensino de Ciências Naturais. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento e traçar o perfil social, econômico e cultural dos professores de Ciências Naturais da rede municipal da cidade de Manaus. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa utilizada para a realização deste trabalho foi a do tipo descritiva. Foi elaborado um questionário dotado de cinqüenta e sete questões, sendo seis perguntas descritivas, que serviram como base na construção do perfil dos professores, a fim de investigar tanto a relação profissional quanto a socioeconômica dos mesmos. Todos os participantes dessa pesquisa lecionam Ciências Naturais nas escolas administradas pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus. As escolas selecionadas localizam-se na Gerência Distrital Leste I e possuem Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano. Os questionários foram entregues aos Gestores ou Pedagogos das escolas, e repassados aos professores de Ciências Naturais. Mesmo visitando um número representativo de escolas, em busca dos professores de Ciências Naturais, a quantidade de questionários preenchidos foi baixa, devido a dificuldade de acesso a esses profissionais. De posse das informações coletadas, deu-se início à tabulação e à análise dos dados. |
RESULTADOS: |
A amostra da pesquisa constou com vinte e cinco professores que lecionam Ciências Naturais na cidade de Manaus. Em relação à formação acadêmica dos professores, 84% estudaram em instituições públicas, dentre essas IES a que se destaca é a UFAM responsável pela formação de 68% destes professores, talvez por ser a única instituição do estado que oferece o Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Os professores entrevistados possuem diferentes formações, sendo 45% em Ciências Biológicas, 32% em Ciências Naturais, 13% em Química e 10% em Matemática, com isso é possível perceber o despreparo por parte desses profissionais, pois se sabe que, hoje, para atuar em qualquer disciplina é exigida a formação especifica na área. Um dado relevante e positivo é que entre os graduados em todas as áreas citadas na pesquisa, 84% possuem formação especifica em Licenciatura. É notável o interesse dos professores em relação a cursos de pós graduação, pois 60% dos entrevistados disseram possuir algum curso de pós-graduação, desses 74% possuem especialização e 26% mestrado. Quando questionados sobre a satisfação profissional, 40% dos professores disseram está insatisfeitos devido às péssimas condições de trabalho, baixos salários, vidas extra-escola e escolar afetadas por altas cargas de trabalho. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados obtidos indicam pontos importantes com relação aos professores de Ciências Naturais da cidade de Manaus, o que nos possibilita traçar um perfil destes. Constatou-se que grande parte dos professores em atividade são formados na Universidade Federal do Amazonas, que é a única instituição que oferece o curso de Licenciatura em Ciências Naturais, porém a maioria desses professores são graduados em Ciências Biológicas. São os biólogos que ocupam o maior número de vagas no Ensino Fundamental, não há mais legislação que defina a qual licenciado devam ser atribuídas aulas de Ciências Naturais. Esses dados nos mostram a importância e a necessidade de pesquisa na formação de professores de Ciências Naturais. Neste contexto, o desafio que se coloca é repensar, com base nas características generalistas da disciplina ciências físicas e biológicas, a necessidade de gerar mais cursos com currículos especialmente adaptados às docências das ciências em nível fundamental. Dessa forma, a melhoria da qualidade do ensino de ciências no ensino fundamental está intrinsecamente ligada à discussão da formação de professores em favor de uma comprometida alfabetização científica, que permita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento da cidadania. |
Palavras-chave: Formação Docente, Ensino de Ciências Naturais |