63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda |
“O TRANSEXUAL EM CENA: COMO ELE É RETRATADO NO CINEMA EM NÍVEL MUNDIAL NA PASSAGEM DO SÉC. XX AO XXI” |
Marco Aurélio Paiva Gomes 1 Úrsula Betina Diesel 2 |
1. Aluno do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda - FATECS - UniCEUB 2. Professora do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda - FATECS - UniCEUB |
INTRODUÇÃO: |
Os transexuais ganharam uma grande exposição na mídia como centro de debates e discussões na sociedade, tornando-se, assim, relevante estudar e analisar a representação desse grupo social no ambiente cinematográfico e descrever como é essa concepção e suas possíveis discordâncias dentro do perfil que possui. Foi escolhido o cinema como meio de análise desta representação do transexual, devido ao fato de que é a mais perfeita simulação do real, podendo dificultar ao espectador a distinção entre ficção e realidade. O cinema é um dos meios de comunicação que funciona como formador de opiniões, sustentador ou criador de parâmetros para a vida em sociedade e, portanto, é importante saber o que está sendo comunicado. |
METODOLOGIA: |
Foi realizada uma revisão bibliográfica e um levantamento de falas publicadas sobre transexuais para estabelecer possíveis dissonâncias do real perfil desse grupo e do que é retratado no cinema. A partir daí foi feita a escolha de filmes que serviram como objeto de estudo nas análises que fundamentam esta pesquisa. Foi utilizado, como dispositivo teórico de análise, a semiótica de Christian Metz e depois de Martine Joly: que auxiliaram a desconstruir escolhas e combinatórias empregadas na produção das capas, cenas específicas dos filmes e seus possíveis resultados sígnicos. A partir daí, foi feita a elaboração final do discurso tendo em vista conceituações e observações de estudiosos da Teoria Queer, como Berenice Bento. |
RESULTADOS: |
Após resultados da análise sígnica, foi observado que o transexual é comumente ligado a temas como "inferioridade", "ilusão/fictício", "marginalidade", temáticas violentas como agressão, "transitoriedade/transformação" e principalmente noções relativas a gêneros - com o auxílio ou não de cores -, como a masculinidade/feminilidade. |
CONCLUSÃO: |
A maioria dos filmes constituintes do corpus apresentou temáticas negativas: 6 dos 7 filmes são ambientados em lugares extremamente populares e de classe média baixa ou classe baixa; em 3 dos 7 filmes, os personagens ocupam profissões que denigrem a sua imagem, como prostitutas ou traficantes; em 4 dos 7 filmes, os transexuais são vítimas de significante agressão física, como estupro, esfaqueamento, sequestro e assassinato. Por fim, foi avaliado que, em um contexto geral, apenas 3 dos 7 filmes apresentam uma mensagem e um retrato positivo do transexual. |
Palavras-chave: Transexualidade, Discurso cinematográfico, Sexualidade. |