63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento |
CULTIVANDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA OSVALDO SOBREIRA NA CIDADE DE MANAUS |
Diego Torres Pereira 1 Deuzarina Neves da Silva 2 Katiania Barbosa de Oliveira 3 Maura Regina Gonçalves de Medeiros 4 |
1. Graduando do 4º Ano do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. 2. Graduanda do 4º Ano do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. 3. Professora Mestre em Educação, orientadora do ptojeto do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. 4. Graduanda do 4º Ano do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho trata-se de uma proposta para facilitar o ensino de ciências no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano tomando por base o incentivo a uma alimentação saudável âmbito escolar.Este por sua vez aborda uma metodologia de trabalho, sendo utilizado como mais um dos muitos instrumentos – recursos – educacional e didático para o professor trabalhar o ensino de ciências na escola através da prática agrícola. Com objetivo de incentivar crianças do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano a ter bons hábitos alimentares, cultivar produtos orgânicos sem utilização de agrotóxicos, demonstrar os benefício de uma alimentação saudável e principalmente tornar cada um deles multiplicadores desta ideia, envolvendo em si seus familiares e parentes a desenvolverem hortas domésticas. Sabemos que os hábitos alimentares estão diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas em geral. A sociedade moderna, vida agitada, condições financeira e principalmente nossos hábitos contribuem para esta realidade. As crianças não tem hábito de se alimentar de forma saudável, estas por sua vez tem uma alimentação empobrecida de legumes, verduras, frutas dentre outros. |
METODOLOGIA: |
Tanto a ciência como a evolução desta,dependem da pesquisa possibilitando uma investigação de resultados mais precisos com caráter qualitativo. No presente estudo foram realizadas: conversa informal – com as crianças, observação e análise de fatos da realidade dos alunos no que se refere aos seus hábitos alimentares. Como também a realização de palestra abordando a importância de termos uma alimentação saudável, e as contribuições desta alimentação para nossa saúde. Partimos para escolha do local do canteiro e tipo de hortaliças e verduras a princípio cultivamos. Contando com o auxilio de um Técnico Agrícola e professores da escola para visualizamos a maneira correta de plantio. Todo processo de plantio foi devidamente realizado pelos educandos sob orientação do Técnico Agrícola, ficando estes responsáveis pela conservação e manutenção dos canteiros. |
RESULTADOS: |
No decorrer de todo processo desde o planejamento a execução, percebemos o interesse dos alunos pela aula de ciências que no dizer destes ficou mais “legal”, interessante. Percebemos também a compreensão do assunto abordado em aula, os diferentes tipos de verduras e legumes que os alunos puderam conhecer, provar e identificar sua real origem. |
CONCLUSÃO: |
Para que possamos mudar o atual cenário de educação alimentar que os nossos educandos estão inseridos, é de suma importância termos ações voltadas para essa área educacional, onde eles possam compreender, aprender e participar dos projetos voltados para o incentivo a uma alimentação saudável. Pois, a boa alimentação também trás saúde como também desenvolvimento para a aprendizagem escolar. No entanto sabemos que mudar hábitos é uma tarefa muito mais complexa do que pensamos. A escola tem que fazer o seu papel que é orientar as famílias e consequentemente suas crianças para uma vida melhor, tanto no que diz respeito ao tema tratado neste trabalho, quanto à aprendizagem como um todo. |
Palavras-chave: Educação, Hábitos Alimentares, Práticas de ensino. |