63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 6. Odontopediatria
IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA SAÚDE BUCAL EM ESCOLAS
Adolfo Coelho de Oliveira Lopes 1
Vanessa Maira Vieira 2
Janaina Gomes Maciel 3
Wilson Gustavo Cral 4
Carlos Ferreira dos Santos 5
Thais Marchini Oliveira 6
1. Graduando em Odontologia - Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
2. Graduanda em Odontologia - Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
3. Graduanda em Odontologia - Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
4. Graduando em Odontologia - Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
5. Prof. Dr. - Depto de Ciências Biológicas - Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
6. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva - FOB/USP
INTRODUÇÃO:
Atualmente, os esforços da odontologia encontram-se voltados, principalmente, para a prevenção das doenças bucais. Ademais, destaca-se a necessidade de ensinar e motivar hábitos de higiene bucal às crianças. Os métodos de educação e motivação têm a finalidade de esclarecer os pacientes sobre as doenças bucais e mudar seus hábitos de higiene. O objetivo deste trabalho foi avaliar um programa de educação e motivação para crianças em relação à saúde bucal em escolas. Para o sucesso deste trabalho as inovações nas atividades propostas no programa dependem da habilidade do profissional.
METODOLOGIA:
O estudo foi pautado na verificação do índice de higiene bucal, para permitir acompanhar, com visualização gráfica, o desempenho da criança. Fizeram parte do estudo 522 crianças, entre 4 a 7 anos de idade.
RESULTADOS:
Após análise descritiva, pode-se verificar que o programa apresenta resultados positivos de mudança de comportamento importantes e concretas. O índice utilizado para avaliar a performance do programa é o índice PHP (Patient Hygiene Performance). O índice de PHP diminui de 79,5% no 1o semestre para 62,3% no 2o semestre. Os achados indicam que houve redução do índice PHP durante o ano letivo. O programa traz o benefício da saúde bucal às crianças, oferecido nas escolas, com foco na educação e motivação da saúde bucal, prevenindo doenças e traumas dentários.
CONCLUSÃO:
O ambiente que cerca as crianças molda suas atitudes fundamentais diante da vida. As atitudes e hábitos adquiridos durante as primeiras fases da vida serão carregados para as fases seguintes, quando se começa assumir a responsabilidade pelos próprios atos. A educação e motivação estabelecida na escola têm grande impacto sobre o desempenho da criança. Para o sucesso deste trabalho as inovações nas atividades propostas no programa dependem da habilidade do profissional. Portanto, o desenvolvimento de programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas são indispensáveis para a busca de uma saúde bucal plena.
Palavras-chave: Odontologia preventiva, Educação em saúde bucal, Saúde bucal em escolas.