63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Costa de Farias 1
Filomena Maria Minetto Brondani 2
Nathália Vieira Barbosa 3
Renato André Zan 4
Rosani Aparecida Alves Ribeiro Souza 5
1. Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
2. Química, mestre em Biologia Experimental, docente FAEMA
3. Química, mestre em Química, docente FAEMA
4. Química, mestre em Química, docente FAEMA
5. Odontóloga, doutora em Saúde Coletiva, docente FAEMA
INTRODUÇÃO:
Vivemos um momento de significativos avanços tecnológicos e científicos em diversas áreas da produção de bens e serviços. O consumo desenfreado gera excesso de lixo, que, na maioria dos casos, ainda é depositado em lixões a céu aberto. A reciclagem é uma forma de diminuir o consumo de matéria prima e minimizar os impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos. Educar é a melhor estratégia para a geração de hábitos e atitudes saudáveis. Dentro dessa perspectiva, buscou-se informar de forma contextualizada, alunos do ensino fundamental para o exercício de práticas cidadãs, de características ambientalmente corretas.
Para tanto, utilizou-se a reciclagem do papel como elemento gerador de temas, a exemplo de: diminuição de cortes de árvores, descartes dos produtos químicos, poluição da água, bem como reconhecer constituintes químicos elementares envolvidos no processo.
Tal elaboração teve por objetivo introduzir conceitos de química, em específico de química ambiental, bem como sensibilizar sobre a importância da diminuição de impactos ambientais gerados pelo acúmulo de lixo.
METODOLOGIA:
Esse trabalho foi realizado com alunos do quarto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Venâncio Kotwikz, localizada no Setor O6, do município de Ariquemes-RO.
No primeiro momento realizou-se palestra com a apresentação de imagens representando várias formas de poluição, oriundas do descarte de resíduos. Posteriormente, discutiu-se sobre a melhor forma de minimizar o impacto gerado pelo lixo. Feita a discussão, partiu-se para a identificação de possíveis problemas existentes na escola, referentes a resíduos. Um dos problemas identificados foi a forma de descarte dos papéis utilizados pela comunidade escolar durante a prática diária, sendo então feita a coleta seletiva do lixo, onde o papel recolhido foi utilizado na fabricação de papel reciclado, de forma tradicional, a saber: cortou-se o papel em pequenos pedaços, deixando-os na água 24 horas, seguida pela trituração dos mesmos e sua colocação em fôrmas equivalentes à medida de 3 folha A4. Por fim, foram deixados em local ventilado para secarem. O passo seguinte se deu pela discussão das observações feitas no processo de reciclagem, com investigação por meio de pesquisa bibliográfica sobre a origem e composição dos materiais utilizados.
RESULTADOS:
Durante o processo de implementação do projeto foi possível notar a preocupação da maioria dos alunos no que tange à observação de fontes poluidoras apontadas na palestra, sendo que muitos deles sugeriram ações para minimizar a produção de lixo e descarte de resíduos. Já nesta fase, houve apontamento dos resíduos químicos como uma das formas de poluição ambiental. Ao efetuarem a prática da produção do papel reciclado houve grande envolvimento, desde a coleta de papel até a produção do papel reciclado. Ao pesquisarem sobre a origem do papel, processos industriais utilizados na fabricação do mesmo, composição da água e sobre os impactos ambientais em cada caso, os alunos demonstraram familiarização na abordagem de alguns termos relacionados à Química. Os mesmos apontaram a preservação ambiental como sendo um conjunto de ações que podem diminuir o consumo e conseqüentemente os impactos ambientais. A reciclagem do papel, além de ser um tema gerador de contextualização para o ensino de Química nas séries iniciais do ensino fundamental, contribui para amenização de impactos ambientais, através da diminuição do corte de árvores utilizadas para a fabricação de papel e também da produção de resíduos gerados na fabricação do mesmo.
CONCLUSÃO:
As conseqüências da falta de políticas voltadas para a educação e meio ambiente têm resultado em vários problemas de ordem social e ambiental. Assim, pode-se perceber a escola como sendo um canal para disseminar os conteúdos e novas práticas de ensino. Com base nos resultados obtidos vale considerar o trabalho desenvolvido como proposta de educação ambiental, em especial na química ambiental. Sabe-se que o ensino da mesma é um desafio e que a simples introdução do tema não é suficiente para gerar aprendizagem. Para isso são necessárias ações coordenadas através da contextualização, de forma interdisciplinar e com a incorporação constante da reflexão sobre os temas relacionados à mesma.
Com base no exposto, compreende-se que a produção de papel reciclado como instrumento de contextualização da química ambiental no ensino fundamental pode favorecer o fortalecimento da consciência ambiental entre os jovens, bem como minimizar problemas de aprendizagem no ensino da química, além de acrescer elementos importantes ao processo formador, a exemplo da ampliação de diferentes habilidades e atitudes, bem como o reforço de competências.
Palavras-chave: reciclagem, química ambiental, ensino fundamental.