63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Levantamento dos Materiais Recicláveis Utilizados na Oficina de Brinquedoteca no bairro do Sá Viana em São Luis-MA e sua Importância para as Crianças. |
Silvilene de Jesus da Silva Santos 1 Rosiley Garros Marreira 2 |
1. Estudante/Autora - Departemento de Oceanografia e Limnologia - UFMA 2. Estudante/Autora - Departamento de Oceanografia e Limnologia - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
O projeto “Conexões de Saberes”, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pretende reconhecer e legitimar os saberes produzidos nos espaços e práticas dos movimentos populares, de modo a construir um diálogo com as comunidades e potencializar a interação entre a universidade e as comunidades. A oficina de Brinquedoteca foi criada pelo projeto com o intuito de conscientizar as crianças a preservar o meio ambiente, aconteceu no bairro do Sá Viana, em São Luis, durante um curto período de 13 á 17 de julho de 2009. As crianças e os bolsistas que participaram da oficina se aventuraram na construção de brinquedos recicláveis, cuidando assim do planeta e diminuindo a poluição gerada por materiais que podem ser transformados em brinquedos. A oficina também estimulou a capacidade de usar a criatividade e imaginação das crianças para dar uma nova função e forma a estes materiais. Os materiais recicláveis utilizados na oficina foram retirados do meio ambiente, para a disseminação de uma consciência ecológica despertando a importância da coleta seletiva. Freire (1993) afirma que “qualquer material será mais rico se for variado”. Grande parte de material foi doada pelos bolsistas que participaram da oficina como orientadores e intervencionistas de uma realidade. |
METODOLOGIA: |
Esta pesquisa envolve a utilização de materiais recicláveis transformando-os em brinquedos educativos. Difundindo um novo conceito de co-participação e responsabilidade social sobre reciclar, reaproveitar, reduzir e repensar a geração de lixo, a partir de confecção de objetos utilizando sucatas, facilitando a sensibilização dos envolvidos na melhoria da qualidade de vida sócio-ambiental. A metodologia de pesquisa iniciou-se com a coleta de dados, sendo realizados estudos bibliográficos para levantamento dos materiais recicláveis e o aproveitamento destes materiais para criação de novos brinquedos. Durante os trabalhos, o método da observação direta pela pesquisadora/bolsista no local de estudo rendeu observações relacionadas com a realidade da comunidade do bairro do Sá Viana. Foram utilizados questionários semi-estruturados que apresentaram diversas informações sobre os materiais recicláveis que poderiam ser utilizados na oficina de BRINQUEDOTECA. A partir dos resultados obtidos nos questionários, tivemos informações necessárias para termos o conhecimento da importância destes materiais e de sua funcionalidade na confecção dos brinquedos. |
RESULTADOS: |
Projeto de extensão “Conexões de Saberes” criou a oficina de Brinquedoteca, com o intuito de tirar as crianças das ruas, apresentando-lhes valores como solidariedade, ética e cidadania, resgatando neles o gosto de aprender brincando. Também oferece para as crianças a possibilidade de fazerem seus próprios brinquedos, sempre com materiais reutilizáveis. As atividades são sempre acompanhadas por orientadores que ajudam as crianças na fabricação de seus brinquedos, além de promover a Educação Ambiental e conscientizá-las de seu papel na preservação do Meio Ambiente. O diferencial da Brinquedoteca comunitária e o atendimento às crianças de classes populares menos favorecidas, que buscam nesse espaço o que não encontram na rua ou em instituições formais, que é, além da interação social na produção de brinquedos reciclados, a oportunidade de um convívio harmônico e respeito mútuo com outras pessoas. O processo educativo não está dissociado da prática de confecção desses brinquedos, pois noções de cidadania e consciência ecológica, e até mesmo do reconhecimento de sua identidade como sujeito ativo permearam todas as etapas da oficina. |
CONCLUSÃO: |
Trabalhar com sucata ajuda as crianças a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo. A educação ambiental é um instrumento de capacitação e sensibilização para a temática ambiental. Na pesquisa tivemos uma grande dificuldade para encontrar esse material e desenvolver as técnicas de reciclagem, pois mesmo sendo a internet um mundo sem limites, são poucos os sites específicos para as atividades lúdicas. O importante na educação é trabalhar a questão do consumo consciente, pois de nada adiantam as ações de reciclagem se não forem trabalhadas dentro do enfoque do consumo sustentável. É necessário trabalhar a reciclagem com os resíduos que temos à nossa disposição e mostrar no cotidiano das pessoas como elas podem fazer a coleta seletiva para reaproveitamento dos produtos. A construção de brinquedos ou outros materiais pode ser um atrativo a mais no processo de conscientização. Destacamos durante o processo que não é o consumo desregrado que vai gerar o material para reciclagem, mas o olhar aguçado do cidadão que vê no “lixo” forma de contribuição efetiva para a coexistência da sociedade no planeta. |
Palavras-chave: Brinquedoteca, Materiais Reciclados, Crianças. |