63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
Robô 16PA.01 Robótica e Acessibilidade |
Rita de Cassia Silva Pereira de Souza 1 Nathalia Silva Chaves 2 Felipe dos Santos Alves 2 Juan Cosmo da Penha 2 |
1. Professora Orientadora - EEEP Julia Giffoni 2. Alunos - EEEP Julia Giffoni |
INTRODUÇÃO: |
A Robótica,ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e informática,é uma das áreas mais desafiantes. A perfeita fusão entre um número de ciências que nos convida a emergir neste grandioso mundo da tecnologia e a utilizar a construção de robôs como uma forma de explorar ideias e a superar desafios. Antigamente, só ouvia-se falar de robótica dentro das universidades. No entanto,a pouco tempo esta passou a ser estudada em Escolas Técnicas e em escolas de Ensino Médio. A Robótica trouxe uma imensidão de conhecimentos, que ainda não tinham sido trabalhados anteriormente, mostrando assim uma nova forma de ensino e aprendizagem, na qual é englobada outras diversas áreas como Matemática, Física, Informática dentre outras. Os estudantes de Ensino Médio passaram a visualizar as disciplinas estudadas em sala de aula, de uma forma mais dinâmica e prática. Através de projetos que despertam nos alunos o interesse e a curiosidade de aprender cada vez mais. Conscientes destes conceitos, começamos a observar o cotidiano de um aluno da nossa escola que possui necessidades especiais. Então, resolvemos criar um robô que irá auxiliar deficientes físico-motores em seus horários específicos de almoço, de maneira que facilite e o torne independente. |
METODOLOGIA: |
O projeto utiliza técnicas de mecatrônica e Programação. O Robô 16PA.01 executa sua trajetória obedecendo as informações de dois sensores infravermelhos por reflexão que são capazes de diferenciar entre o branco e o preto. O robô obedecer a comandos de botões. Na construção dos movimentos do robô foram utilizados três motores de passo. Todos os elementos do robô são controlados por um componente chamado microcontrolador ou PIC, o mesmo funciona como o cérebro do robô,pois nele é gravado o software que é responsável por todas funções que o robô irá executar. A linguagem de programação utilizada no projeto é chamada de “C”. Já na parte física do robô, atentamos para a utilização de materiais meta reciclados, para darmos ênfase a questão da consciência ambiental e o reaproveitamento do lixo eletrônico, que atualmente é muito desperdiçado. O robô desloca-se no sentido cozinha até o local onde estar o aluno que possui essa necessidade. Ao chegar ao seu local de destino, a bandeja do robô desloca-se em direção vertical. O robô aguardar o término da refeição do aluno deficiente, assim que o botão que estar sobre a bandeja for pressionado, o robô reconhece que está na hora de retomar a sua trajetória de volta para seu local inicial. |
RESULTADOS: |
O projeto teve uma grande repercussão dentro da escola. Com relação ao aluno beneficiado através do projeto, pois permiti ao nosso colega deficiente físico-motor uma forma rápida e segura de alimentar-se. Sem precisar diretamente de alguém para servi-lo , utilizando somente dos recursos do robô. Pretendemos que o projeto seja implantado em outras escolas, hospitais e até mesmo em restaurantes e lanchonetes que sejam frequentados por pessoas com essa problemática, ocasionando assim a inclusão social. Cientes de que essas pessoas necessitam de ajuda, para realizar determinada tarefa,pois estes,na maioria das vezes, não estão disponíveis. O deficiente contaria simplesmente com o auxílio de um elemento robótico tornando assim o horário das suas refeições mais tranquilo e independente. Com relação aos benefícios trazidos pelo projeto para outros alunos da escola,foi simplesmente a questão de alertar-se para observar melhor as dificuldades que estão ao nosso redor, e pensar em formas de solucionar esses problemas com as ferramentas que as escolas , a ciência e a tecnologia nos disponibiliza. E a Valorização do conteúdo visto em sala de aula. |
CONCLUSÃO: |
O projeto desenvolve-se a partir de estudos multidisciplinares,trabalho em grupo e por meio disso envolvendo práticas colaborativas e construtivas tornando criativo e inovador o ambiente escolar. Além disso, o projeto tem como foco motivar pessoas com deficiências especiais a participarem do processo de inclusão utilizando os recursos tecnológicos e modelos robóticos, desenvolvidos a partir de diversos conteúdos, como programação, a utilização de lixo eletrônico e designer de protótipos. Assim agregando conteúdos teóricos escolares a práticas reais. |
Palavras-chave: pic, metareciclagem, mecatronica. |