63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
TIRAS DA MAFALDA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE GEOGRAFIA
Anderson Iury Nunes Barros 1
Camila Porto de Castro 2
Lucas José Guimarães 3
Eunice Isaias da Silva 4
1. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA/UFG – Bolsista Prolicen
2. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA/UFG
3. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA/UFG
4. Profa. Dra./Orientadora – Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação – CEPAE/UFG
INTRODUÇÃO:
O trabalho aqui apresentado foi selecionado pelo Programa de Bolsas de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás, Prolicen-2010/2011, e suas atividades foram realizadas por um aluno bolsista e dois colaboradores voluntários.
A pesquisa tem como objetivos elaborar recursos didático-pedagógicos, a fim de motivar e mediar a discussão e reflexão no ensino de Geografia, constituindo a sala de aula em um ambiente mais dinâmico e agradável. Além disso, também objetiva-se estimular a leitura e a interpretação da linguagem dos quadrinhos, considerando o seu potencial para a compreensão de temas geográficos. A literatura em foco compõe-se das tiras de quadrinhos do autor Joaquim Lavado Quino, presentes no livro Toda Mafalda.
Considerando-se que nem sempre os professores dispõem de tempo para enriquecer suas aulas com diferentes tipos de recursos didático-pedagógicos, esta pesquisa se faz mais relevante por disponibilizar aos professores de Geografia do Ensino Básico, e até mesmo do ensino superior, uma série de recursos para a mediação do ensino-aprendizagem. E, desta forma, possibilitar o estímulo do senso criativo e crítico de cada aluno e a compreensão e apreensão do conteúdo estudado nas aulas de Geografia.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção de tiras da Mafalda, presentes no livro Toda Mafalda. O levantamento e análise foram realizados de acordo com os assuntos relacionados com o ensino de Geografia (sociedade, cidade, meio ambiente, política, demografia, cartografia, astronomia, dentre outros). Recorremos a outros trabalhos acadêmicos para uma melhor compreensão de conceitos referentes à linguagem dos quadrinhos, como a diferenciação entre charges, tiras e cartuns.
Na seleção das tiras pesquisadas não houve preocupação com a quantidade, mas com a probabilidade de seu emprego nas aulas de Geografia para aprofundar, complementar, instigar e assim contribuir significativamente com a formação dos alunos.
Após a seleção do material, realizou-se a análise e sistematização, separando e agrupando-o conforme as categorias e conteúdos das temáticas do ensino de Geografia. Em seguida, elaborou-se um material a partir de cópias individuais de cada tira de quadrinhos selecionada, com a finalidade de gerar um material ilustrativo que poderá ser utilizado no âmbito escolar do Cepae-UFG e das demais escolas. Esses resultados serão apresentados em eventos científicos
RESULTADOS:
A tira desenhada, conhecida também como tira cômica, tirinha ou tira de quadrinhos, envolve assuntos do cotidiano local ou temas de maior amplitude e, mais que expressar humor, ela provoca reflexões sobre a realidade, por meio de imagens e textos, como foi verificado no livro Toda Mafalda.
Mafalda e sua turma são personagens bastante conhecidos, que abordam temáticas locais e globais. Muitas de suas tiras são capacitadas para mediar discussões de conteúdos de Geografia em diversas escalas geográficas.
Nesta produção de Quino, pode-se observar a relação com alguns conteúdos de Geografia e o seu potencial em proporcionar leituras geográficas. As tiras de quadrinhos da Mafalda foram selecionadas de acordo com os seguintes temas: território, economia, sociedade, cidade, ambiente, política, demografia, climatologia, cartografia, consumo, globalização, comunicação, população, lugar, paisagem.
A linguagem polifônica dos quadrinhos possibilita várias outras leituras. Assim, um número significativo das tiras selecionadas pode-se interpretar mais de um assunto de Geografia ou ainda, de outras disciplinas, podendo contemplar atividades de forma interdisciplinar. Portanto, como resultado primordial desta pesquisa, produziu-se um importante acervo de recursos didático-pedagógicos de Geografia.
CONCLUSÃO:
Uma vez que os quadrinhos apresentam-se como uma linguagem acessível e apreciada pelos estudantes em geral, com recursos visuais e textos enxutos que permitem análises aprofundadas de vários assuntos, é importante que sejam devidamente explorados como recursos didático-pedagógicos. Assim, é fundamental destacar que esta linguagem tem potencial para mediar à relação ensino-aprendizagem, em conteúdos escolares com qualidade, significação e profundidade científica, no caso, de Geografia.
Após as leituras a respeito da personagem Mafalda e sua turma no livro Toda Mafalda, percebe-se quão rico e proveitoso é o levantamento de tiras com discurso (texto e imagens) de assuntos relacionados à Geografia. O seu emprego em sala de aula pode envolver outras linguagens e até mesmo outras disciplinas, na construção de atividades interdisciplinares. Dessa forma, ao se utilizar as tiras em quadrinhos da Mafalda como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia, certamente as aulas se tornarão mais dinâmicas e o debate mais crítico e criativo.
Palavras-chave: Quadrinhos de Geografia, Linguagem de quadrinhos, Ensino de Geografia.