63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PIBID: A ELABORAÇÃO DE NOVOS PLANOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Danielle Rodrigues 1
Marlon Sidney Meira Martins Júnior 1
Luiz Alexandre Oxley da Rocha 1,2
1. UFES
2. Prof. Dr. / Orientador - Centro de Educação Física e Desportos
INTRODUÇÃO:
Este artigo visa relatar as experiências vividas pelos autores no grupo de bolsistas licenciandos dos cursos de Educação Física e Letras Português, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do convênio UFES/CAPES - PIBID Linguagens – atuantes na Escola Estadual de Ensino Médio Aristóbulo Barbosa Leão, situada na cidade de Serra, Espírito Santo, onde estamos atuando desde o segundo semestre de 2010 e ficaremos até o final de 2011. O objetivo deste trabalho é a reflexão sobre como colocamos em prática as propostas pedagógicas de intervenção pensadas, discutidas e elaboradas no semestre de 2010 e como será dado o andamento do projeto nesse ano de 2011, além de como essas experiências tem significado para os autores no processo de formação. O programa funciona com a orientação dos professores da UFES, além da supervisão de uma professora da escola que participa das atividades de planejamento e intervenção desenvolvidas pelos bolsistas. Na escola Aristóbulo, a supervisora que aderiu ao projeto ministra aulas de Língua Portuguesa para as turmas do 3º ano do Ensino Médio e participou conosco no segundo semestre de 2010.
METODOLOGIA:
Optamos pela pesquisa-ação como método de produção do conhecimento e de intervenção na realidade, pois a mesma orienta sobre as informações necessárias para melhor entender a realidade pesquisada. A pesquisa-ação propicia o desenvolvimento de atividades que valorizam a comunidade através da construção coletiva do conhecimento. Este processo se deu também nas reuniões realizadas na Universidade entre todos os participantes. Nestes encontros os professores coordenadores de ambas as disciplinas nos orientavam acerca da construção do saber permeado pela interdisciplinaridade, mas sem perder o foco nos conteúdos específicos de cada saber. Este tem sido o nosso grande desafio, relacionar dois saberes distintos em uma só construção de conhecimento coletivo. Através do aporte teórico de leituras e debates tanto na Universidade quanto na Escola com os colegas e a professora supervisora durante os planejamentos, buscamos apresentar atitude de professores críticos-reflexivos, tentando refletir nas e sobre nossas práticas considerando o que estava ou não de acordo com o plano traçado e o que mudar para as próximas intervenções. Agindo desta forma, buscávamos seguir o ciclo da investigação-ação que constitui-se em processo contínuo em espiral, ação-observação-reflexão-nova ação.
RESULTADOS:
Procuramos conhecer a instituição através de um diagnóstico aplicado aos alunos e aos professores. Baseados nas informações coletadas escolhemos a temática “Tribos Urbanas”. Maffesoli (2000) define tribos urbanas como agrupamentos semi-estruturados, constituídos de pessoas que se aproximam pela identificação comum a rituais e elementos da cultura que expressam valores e estilos de vida, moda, música e lazer típicos de um espaço-tempo. Detectamos também algumas outras dificuldades como desinteresse pela leitura, baixa capacidade de interpretação, aulas com pouca dinâmica, falta de diálogo entre professores e alunos, estrutura inadequada para as aulas, dentre outros. Nossas dificuldades apareceram no planejamento das aulas, precisávamos elaborar o plano de ensino para o período, objetivos gerais, estabelecer os conteúdos específicos e metodologias a serem desenvolvidas, além de contemplar o tema transversal. A falta de experiência e do conhecimento em planejamento e didática agravaram as dificuldades da ação. Compreendemos que tais situações não foram totalmente prejudiciais, pois no cotidiano escolar acontecem imprevistos e devemos estar preparados para agir de forma pedagógica, um plano de ensino é essencial para um bom andamento de qualquer aula em qualquer disciplina.
CONCLUSÃO:
Em 2011 realizamos reuniões com as pedagogas da escola para nos inteirar sobre os conteúdos que seriam desenvolvidos ao longo do ano nas séries em que iríamos atuar. Desta forma, buscamos desenvolver nosso plano de ensino, levando em conta as determinações curriculares fornecidas pela SEME e procuramos relacionar com alguns temas como, megaeventos esportivos e sua relação com a mídia, para a Educação Física e crônicas esportivas para Letras Português. A intenção ao sugerir tais temas é sua atualidade e importância em um momento em que o Brasil estará com o foco voltado aos esportes de alto rendimento, discutir a competição, a formação de atletas e o desenvolvimento social e econômico que tais eventos geram agregando aos alunos aporte crítico para se posicionarem em relação a estes acontecimentos. Participamos de um momento excepcional e fundamental para nós licenciandos: o planejamento anual da escola. Uma experiência única. Participamos de todas as etapas do planejamento e fomos ouvidos como integrantes da escola, para nossa surpresa, pois achamos seríamos considerados pouco importantes por não fazer parte do quadro efetivo da escola e por ainda sermos estudantes.
Nossas sugestões foram ouvidas e nos sentimos participantes do processo e não apenas coadjuvantes ou meros ouvintes.
Palavras-chave: PIBID Linguagens, Relatos de experiência, Interdisciplinaridade.