63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA NO BRASIL PÓS CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL 2007-2008
EDSON ROBERTO VIEIRA 1
1. Prof./Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE/NEPEC - UFG
INTRODUÇÃO:
Desde o Plano Real, teve lugar no Brasil um intenso processo de fusões e aquisições no setor bancário. Os bancos, que antes tinham significativos lucros em decorrência do floating bancário, tiveram que se adaptar a um novo cenário pós estabilização econômica. Mais recentemente, a maioria dos estudos sobre concentração bancária tem concluído que a concentração bancária no Brasil tem aumentado, como resultado do processo de consolidação do setor. Este processo tem gerado acirrados debates no tocante aos seus efeitos sobre a eficiência da economia doméstica. Enquanto em outros setores a concentração é coibida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no caso do setor bancário o processo de concentração parece ainda não ter terminado. Estas questões deixam clara a relevância de se realizar novas análises, estabelecendo a relação empírica entre a concentração, a existência de possíveis práticas anti competitivas e, por conseguinte, a ineficiência do setor bancário no Brasil. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é rever as novas condições de concentração e concorrência dos bancos brasileiros, tendo em vista o movimento de fusões e aquisições que teve lugar no país depois da crise financeira global de 2008. A idéia é acompanhar as mudanças no ambiente competitivo no setor bancário brasileiro após a crise e o impacto que isto tem para a economia doméstica.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para mensurar a concentração do setor refere-se à aplicação do índice de Herfindahal-Hishiman sobre os dados das 50 maiores instituições bancárias do país, disponíveis no sítio do Banco Central. Foi calculada ainda a Razão de Concentração, que é uma medida da concentração de mercado realizada dividindo-se os ativos de um número k de bancos pelo total dos ativos do setor bancário como um todo. Depois disso, foi feita uma comparação entre a concentração bancária, a taxa de crescimento dos lucros dos bancos nacionais e as reclamações feitas pelos clientes bancários junto ao Banco Central.
RESULTADOS:
Os resultados do trabalho evidenciam que houve aumento da concentração do setor bancário brasileiro, assim como dos seus lucros nos últimos anos. As reclamações dos clientes bancários feitas junto ao Banco Central também aumentaram muito até 2008, mas caíram a partir de 2009.
CONCLUSÃO:
Estes resultados são importantes para contribuir com informações para que as autoridades de regulação do setor definam suas políticas. O fato é que se os bancos se comportam como monopólios ou oligopólios, existem poucos incentivos para que eles busquem aumentar sua eficiência. Contudo, os indicadores encontrados apontam a necessidade de se realizar novos estudos para verificar a relação entre concentração bancária e competição no mercado brasileiro.
Palavras-chave: Regulação Bancária, Concentração do Setor Bancário Brasileiro, Crise Financeira Internacional 2007/2008.