63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
ENTENDIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET E LIGHT DE CLIENTES EM SUPERMERCADOS DE SÃO LUÍS-MA
Wyllyane Rayana Chaves Carvalho 1
Eduardo Lemos Santos Almeida 1
Luana Martins Lima 1
Eduardo Lemos Santos Almeida 1
Marluce Silva Neris 1
Lilian Fernanda Pereira Cavalcante 2
1. Faculdade Santa Terezinha-CEST
2. Universidade Federal do Maranhão-UFMA
INTRODUÇÃO:
O consumo de alimentos diet e light tem aumentado significativamente nas últimas décadas devido a maior facilidade e variedade desses produtos expostos nas prateleiras dos supermercados, além de todo impacto midiático com que seus efeitos benéficos são apresentados. Os alimentos com quantidade reduzida ou isenção de algum nutriente deveriam ser consumidos por uma particularidade populacional que possuem necessidades específicas associadas geralmente a patologias, e ainda esse consumo deveria ser feito mediante orientações e indicações de médicos e nutricionistas. Entretanto ocorre uma utilização demasiada desses produtos por indivíduos que e grande maioria não apresentam essas necessidades, e sem qualquer orientação ou ainda entendimento sobre os efeitos desses alimentos. Faz-se necessário uma orientação e educação nutricional maior acerca dessa temática para que as pessoas saibam seus reais benefícios. O estudo tem por objetivo avaliar o entendimento que o consumidor tem acerca dos produtos diet e light.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e quantitativo, composto por 125 indivíduos com idade de 15 a 75 anos de ambos os sexos, que são clientes dos supermercados da cidade de São Luís - MA. Foi aplicado um formulário com perguntas abertas e fechadas para indivíduos selecionados aleatoriamente.
RESULTADOS:
Entre os entrevistados, 55% (n=69) são do sexo feminino, dentre estas 53% (n=34) consomem produtos light e/ou diet, e 45% (n=56) são do sexo masculino, onde 47% (n= 30) consomem estes produtos. Maiores consumidores, 54,7% (n=34), encontram-se na faixa etária de 21 a 44 anos e 24,8% (n=31) possuem entre 45 e 60 anos. Principais motivos que levam o consumo as respostas mais ditas foram "mais saldáveis" (31%, n=20) e "manter a forma" (31%, n=20). Dos entrevistados que utilizam produtos diet e light afirmaram consumir diariamente 51,7% (n=33), 18,7% (n=12) consumiam esses produtos semanalmente. Dos entrevistados 49,6% não souberam conceituar os alimentos diet, quanto aos alimentos light o percentual é ainda maior, correspondendo a 69,6% (n=87) dos entrevistados.
CONCLUSÃO:
O estudo demonstra a ausência de um entendimento mais formulado frente aos alimentos para fins especiais, os produtos diet e light, onde observamos que apesar de um grande número de pessoas consumirem esses produtos, as mesmas não conseguiram conceituá-los. É importante a efetivação de palestras educativas, informações e orientações mais concisas a respeito desses alimentos para que o seu consumo seja feito de modo que não traga prejuízos a saúde do indivíduo.
Palavras-chave: Diet, Light, Consumo.