63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
"Solos Evolucao e Diversidade": Exposicao Itinerante em Araponga-MG
Vinicius Mendes Cerdeira 1
Thais Marielen Aleixo 1
Cristine Corole Muggler 1, 2
Erlaine Aparecida Silva 1
Talita de Cássia Francisco 1
1. Universidade Federal de Viçosa
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Solos - UFV
INTRODUÇÃO:
Desde 1993, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolve ações educativas e de popularização da ciência relacionadas ao tema Solos e Meio Ambiente. A partir de 2007, suas atividades foram incorporadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, através de exposições temporárias e outras atividades ligadas ao tema das semanas. Em 2008, percebeu-se a necessidade de expandir as ações do MCTAD para as cidades vizinhas. Neste contexto, foi criado o projeto “Exposições Itinerantes como estratégia de articulação e potencialização das ações de divulgação científica do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Viçosa, MG”. O projeto tem como principal objetivo ampliar a educação e a divulgação científicas em temas de Ciências da Terra, na Zona da Mata mineira. As duas exposições “A Terra, Um Planeta Especial” e “Solos: Evolução e Diversidade” foram criadas nos anos de 2007 e 2008 respectivamente, e já itineraram por diversas cidades da Zona da Mata. Neste trabalho são apresentados os resultados das atividades desenvolvidas na cidade de Araponga, relacionadas à exposição “Solos: Evolução e Diversidade”.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento da exposição se deu a partir da capacitação de monitores que foram responsáveis por monitorar e itinerar a exposição pela cidade. Essa capacitação consiste em oficinas, com duração de 16 horas, divididas em dois dias. As oficinas se desenvolvem através da discussão coletiva realizada por facilitadores do museu, onde há o resgate e a valorização dos conhecimentos de cada um. Dessa forma é realizada a troca e construção do conhecimento, na perspectiva sócio-construtivista de Paulo Freire. Os conteúdos são trabalhados a partir da utilização de roteiros que auxiliam os facilitadores, na mediação dos temas. Ao fim das atividades, é elaborado um pôster, onde os monitores retratam alguma característica da cidade, o que aproxima ainda mais a temática da exposição com a comunidade. O curso de formação de monitores foi realizado na.Escola Família Agrícola Puris (EFA). Isso possibilitou a apropriação mais significativa dos conteúdos da exposição, devido à inserção sócio-ambiental dos sujeitos do curso. O uso de estratégias fundamentadas em metodologias participativas permitiu a efetiva interação entre sujeitos e o enriquecimento do debate, possibilitando o empoderamento dos monitores dos temas e metodologias da exposição.
RESULTADOS:
A Exposição “Solos: Evolução e Diversidade” foi realizada na cidade de Araponga-MG, no período de 16 de setembro a 2 de dezembro. Araponga é uma cidade de 8.165 habitantes (IBGE, 2010), localizada na área do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, reserva de Mata Atlântica. A primeira atividade da exposição foi o curso de formação de monitores, que contou com a participação de 35 pessoas, entre eles estudantes e professores da EFA e das escolas estaduais. O curso foi estruturado em quatro oficinas: Da Rocha ao Solo; Caminhada de Percepção Ambiental; Atributos e Desenvolvimento do Perfil do Solo; Montagem e Organização da Exposição. A abordagem se deu por meio de roteiros e de kits didáticos elaborados pela equipe do MCTAD. A ultima oficina que consistiu da montagem da exposição, teve além da organização dos seus materiais, a confecção de um painel local, que retratou uma característica da cidade, no caso de Araponga, a colheita do café, principal atividade econômica. A exposição foi montada na E.E. Cônego José Ermelindo de Souza e foi parte da Feira de Ciências da escola, recebendo a visitação da comunidade. As escolas E.E São Bento e EFA, junto à escola que recebeu a abertura tiveram por volta de 800 visitantes
CONCLUSÃO:
Através da formação e capacitação de monitores locais, as atividades relacionadas à exposição fortalecem a difusão de temas ligados às Ciências da Terra, no caso Solos. A participação de estudantes, professores e agricultores, que vivem no campo, favoreceu na criação de significados dos conteúdos, o que facilitou o entendimento e contribuiu para uma maior apropriação acerca dos materiais e métodos da exposição pelos monitores, instrumentalizando-os para a socialização da exposição, alem de tornar a aprendizagem mais prazerosa. O curso é um espaço fundamental à exposição, na medida em que ele promove uma importante troca de experiências e saberes, que possibilitam a construção de um novo conhecimento coletivo. Em uma das escolas que recebeu a exposição, a Escola Estadual Cônego José Ermelindo de Souza, os estudantes-monitores a apresentaram na Feira de Ciências para outros estudantes e para a comunidade. Nas outras duas escolas, a exposição recebeu a visita da comunidade do entorno. Assim o trabalho do MCTAD tem contribuído para ampliar o conhecimento e a percepção da importância dos solos para a vida e para o meio ambiente.
Palavras-chave: Museu de Ciências da Terra, Exposições Itinerantes, Araponga.