63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
APLICAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL NO ÂMBITO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO E EFICIÊNCIA.
CAMILA LIMA GUIMARÃES 1
PATRÍCIA CANTÃO GONÇALVES 1
CLÍCIA JOANNA NEVES FONSECA 1
SÍLVIA LORENA LIMA DA SILVA 1
ANDREY AMARAL MIRANDA 1
MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CAMPUS BELÉM
INTRODUÇÃO:
O valor da comunicação se faz presente em todos os patamares da vida social, e a imagem entra neste contexto com extrema e indubitável importância. Uma solução prática que surge a partir das dificuldades informacionais efetivas é a criação de uma identidade visual. Este recurso propicia o destaque e a caracterização de tudo que pode ser conceituado, e que tenha importância e significado. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo um órgão de notável destaque e influência, deve ser possuidor de identidade autêntica e engajada capaz de expor e marcar visualmente sua presença tanto do lado externo quanto em seu interior. O projeto pretende aderir esta identidade visual promovendo o nível informacional e caracterizando os setores funcionais do campus Belém, para que haja uma leitura e conhecimento prático do instituto do lado de fora, assim como também conforto e praticidade na locomoção das pessoas que por lá transitam, sem confusão visual ou qualquer outro entrave relacionado a isto.
METODOLOGIA:
Neste projeto fizeram-se pesquisas de campo, observando as principais dificuldades e empecilhos encontrados por alunos, professores e público em geral no contexto de sinalização, informação visual e localização, notando as principais carências físicas causadores deste problema e a solução mais aprazível possível. O método mais exato e adequado que foi usufruído decorreu a partir da aplicação de questionários, onde o público afetado teve a oportunidade de apontar, perante um conjunto de questões objetivas, uma resposta lacônica relativa ao problema de identidade visual vivido dentro do Instituto.
RESULTADOS:
Após análise dos questionários aplicados, observou-se que maior parte do público que usufrui as dependências do instituto sofre dificuldades decorrentes da poluição informacional visual existente, problema este que implica na qualidade do ensino e execução do trabalho por parte deste público. Questões mostraram que esta desordem e confusão visual atinge a pontualidade por falta de identificação clara e objetiva; atinge a qualidade do ensino dentro das salas de aula, blocos e laboratórios; prejudica a transição de pessoas e a recepção de visitantes.
CONCLUSÃO:
Como se notava, a inserção de uma identidade visual ao instituto pode melhorar altamente a qualidade de organização e identificação, agregando a ele mais qualidade, praticidade e autenticidade, refletindo positivamente nas pessoas que usufruem o espaço, assim como também em sua imagem externa. Os alunos, servidores e professores teriam informação clara e objetiva, habilitando um trânsito interno com conflitos mínimos e acessibilidade simplificada aos setores existentes.
Palavras-chave: IDENTIDAE, INFORMAÇÃO, IMAGEM.