63ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral |
A TRANSVERSALIDADE NA PRÁTICA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS HÁBITOS DE PREVENÇÃO À DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL 26 DE AGOSTO, CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL |
Luis Fernando dos Santos Rocha 1 Luciano Paulo de Almeida Souza 1 Márcio Macário da Cunha 1 Vera Lúcia Vieira Pires de Oliveira 1 Sonia de Fátima Gualberto Ferreira 1 Vitor Guilherme Petry 1 |
1. Prof. Mestre em Química/Orientador-E.E. 26 de Agosto 2. Prof. Especialista em Educação e Meio Ambiente- E. E. 26 de Agosto 3. Prof. Mestrando em Matemática- E.E. 26 de Agosto 4. Profa. Especialista em Biologia Geral- E.E. 26 de Agosto 5. Profa. Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental-E.E. 26 de Agosto 6. Prof. Mestrando em Ensino de Ciencias- E. E. 26 de Agosto |
INTRODUÇÃO: |
No Brasil, segundo o Ministério de Saúde, cinco estados concentram 71% dos registros de dengue: Acre, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os casos de dengue cresceram 109% entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2010. Mato Grosso do Sul é o estado de maior número de casos em relação à população. O compromisso com a construção da cidadania pede uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporados nos Parâmetros Curriculares Nacionais alguns temas que devem ser introduzidos nas áreas existentes e no trabalho educativo da escola, recebendo o nome de transversalidade. São eles: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual. Daí a necessidade da realização desse trabalho na E. E. 26 de Agosto em parcerias com a Unidade Básica de Saúde Dr. Jair Garcia de Freitas, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde e Secretaria de Estado de Educação do MS. Os objetivos são: motivar e sensibilizar os alunos e a comunidade escolar, para promover ações permanentes de combate à dengue; incentivar os alunos à mudança de comportamento, adquirindo hábitos de higiene indispensáveis ao combate do mosquito transmissor da dengue. |
METODOLOGIA: |
Esse trabalho foi desenvolvido através de projeção de filmes e vídeos, que foram assistidos e discutidos com várias turmas, bem como a utilização de cartazes de prevenção à dengue, observação das larvas do mosquito Aedes aegypti no microscópio. O tema foi abordado de forma interdisciplinar por vários professores, como: Química, Física, Matemática, Biologia e Português. Recebemos dos órgãos da saúde dois tipos de check-list ou fichas nº1 e nº2 com a finalidade de auxiliar as escolas propondo atitudes de prevenção à dengue. Para as turmas do Ensino Médio do período matutino da E. E. 26 de Agosto foram utilizadas a ficha nº1 e para as turmas do Ensino Fundamental, as fichas nº2. Através dessas fichas orientamos os estudantes a observarem e tomarem providências com auxílio do responsável e que fizessem uma descrição das investigações em suas próprias casas. As fichas nº1 foram entregues após um mês de investigações e as fichas nº2 após sete dias. Após a entrega dos registros, realizamos a tabulação dos dados e em seguida, a elaboração de tabelas, utilizando o desvio padrão e gráficos para análise dos resultados. |
RESULTADOS: |
Foram distribuídas 120 fichas nº1 para os estudantes do Ensino Médio. Desse montante 107 foram preenchidas e devolvidas para a tabulação, o que equivale a 89% da participação. Todas as fichas apresentadas foram avaliadas e analisadas pelos professores de cada turma. Observou-se que nas três semanas de investigações nas residências foram insatisfatórias, pois muitos aspectos deveriam ser melhorados como: organização das lixeiras dentro e fora de casa, evitar o acúmulo de entulhos e lixos acondicionando-os para coleta pública entre outros. No entanto, na quarta semana de investigação os resultados já foram 100% satisfatórias em todas as turmas, devido às mudanças de atitude. Para as turmas do Ensino Fundamental do vespertino foram entregues 135 fichas nº2. Dessa quantidade 82 fichas que equivalem a 60% foram preenchidas e devolvidas para a tabulação e análise. Esse trabalho utilizando o chek-list nº 1 com os alunos do E. M. foi desenvolvido em duas etapas em 2010, na 1ª etapa obtivemos uma porcentagem de29% de participação e na 2ª etapa 89%.Porém , para os alunos do E. F. foi feito em uma 1ª etapa e obtivemos uma amostragem de 60%.Para as tabelas do E. F. utilizamos o desvio padrão (DP). Resultando em 5,66 comprovando que os dados não sofreram uma grande variação no check-list nº2. |
CONCLUSÃO: |
O desenvolvimento desse trabalho só foi possível graças às parcerias com as Instituições e ao apoio da direção, coordenação, professores das várias disciplinas e estudantes da nossa escola engajados numa nova lógica de pensar em educação e saúde. Esforços nesse sentido foram acumulados e com determinação de passar e continuar passando por diversos obstáculos, realizamos o referido trabalho com muitas conquistas. Porém temos a consciência de que não conseguimos atingir em 100% dos nossos objetivos. De acordo com os resultados, observamos que houve maior sensibilização, conscientização e mudanças de atitudes por parte dos alunos na prevenção à dengue no nosso estabelecimento de ensino. A partir dessas transformações realizadas e percebidas nesse grupo de estudantes, acreditamos que o ideal da autonomia crítica e da responsabilidade individual e coletiva, seja disseminado e que a comunidade possa se envolver nesse processo que deve ser contínuo. |
Palavras-chave: Dengue, Prevenção, Transversalidade. |