H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa |
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A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A MEDIAÇÃO NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL |
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Elaine Nicolodi 1
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1. Profª Doutoranda - Coordenação do Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação de Goiás
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INTRODUÇÃO: |
É comum observar-se que nas atividades de produção textual de alunos do ensino médio prevaleceram o ‘senso comum’ e a dificuldade que eles apresentam de enfrentamento de situações-problema, de construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Sendo assim, esta pesquisa pretendeu pôr em prática uma metodologia específica de produção de textos, buscando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadas de produção textual, fazendo uma reflexão sobre o processo de mediação. Com isso, o objetivo foi perceber, por meio das atividades de produção de texto dos alunos, se eles conseguem, com a mediação do professor, desenvolver melhor um tipo específico de texto: o argumentativo; e, ainda, avaliar as habilidades de produção escrita com base nos níveis de competência propostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no que se refere à redação. A pesquisa tem relevância no sentido de tornar os alunos escritores efetivos, levando-os a se tornarem sujeitos autores de seus próprios textos |
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METODOLOGIA: |
Para a pesquisa foram propostas atividades de leitura e produção textual orientadoras da aprendizagem, tendo como base os princípios e procedimentos da metodologia da investigação-ação pedagógica. A estratégia utilizada para a orientação das atividades de produção textual considera o ensino como um processo dialógico de construção de conhecimentos, para isso, foram feitas análises de diferentes gêneros textuais que apresentam em seu discurso a argumentação e, ainda, discutidos os temas propostos nas redações do Enem. Os sujeitos pesquisados são um grupo de 20 alunos concluintes do ensino médio de uma escola conveniada com a rede estadual de educação, localizada na região central de Goiânia, que se submeteram a participar no contra-turno das atividades orientadoras. |
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RESULTADOS: |
Com os resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos. Para isso, foram sendo desenvolvidas estratégias de escrita, como planejar o texto e redigir rascunhos. Tudo isso com o intuito de se mostrar ao aluno que um texto não fica pronto na primeira tentativa de escrita, mas que ele deve ser feito passo-a-passo e refeito quantas vezes forem necessárias. |
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CONCLUSÃO: |
Com as intervenções do professor no decorrer do desenvolvimento das atividades deduziu-se que são imprescindíveis ações direcionadas com a intenção de provocar, encorajar, estimular, de forma intencional, a reflexão do aluno sobre seu próprio texto. Para que, após internalizar as atividades sugeridas, o aluno possa direcionar, de forma consciente, sua atenção, durante a ação sobre o texto, sobre os pontos específicos que devem ser reformulados para o aperfeiçoamento. Com o efetivo envolvimento do aluno nas atividades, num processo interativo com o professor e os demais colegas, ele se torna mais consciente dos próprios procedimentos mentais utilizados na produção de textos. |
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Palavras-chave: produção textual, procedimentos mentais, mediação. |