63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ESTUDO ARQUIVÍSTICO DO ACERVO IMAGÉTICO DA FAMÍLIA CALDANI DE CORUMBATAÍ DO SUL - PR (1966 – 2008)
Alenilma Conceição Novais 1
Fábio André Hahn 2
1. Orientando - Depto de Turismo e Meio Ambiente - Universidade Estadual do Paraná - UEPR
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Ciências Sociais - Universidade Estadual do Paraná - UEPR
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem por objetivo organizar o acervo fotográfico da família Caldani, de maneira digital, em séries e dossiês, para fornecê-lo como material de futuras pesquisas perante o Centro de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, da Universidade Estadual do Paraná (UEPR), Campus de Campo Mourão. Para isso, tomaremos como base os preceitos da arquivística/arquivologia, que consiste na ciência que estuda a organização, a preservação e a utilização de documentos históricos (JARDIM, 1998). Justificamos a escolha e a relevância desse tema devido ao pequeno número de registros históricos sobre a cidade de Corumbataí do Sul, localizada no estado do Paraná. A opção pela seleção da família Caldani se deu porque ela foi uma das pioneiras a se instalar no município, seus registros evidenciam o ano de 1966, além disso, em seu acervo de fotografias, foram encontrados desde momentos da vida cotidiana da família, até episódios públicos, como datas festivas e acontecimentos religiosos. Nessa mesma linha de pensamento buscaremos identificar os elementos de forma de expressão e conteúdo das imagens acessadas, e com isso reconstituir vários elementos culturais que formaram a cidade.
METODOLOGIA:
A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira, que já foi realizada, seguiu os referenciais da arquivística/arquivologia e diz respeito à organização, à digitalização e à preservação das fotografias. Essa fase exigiu muito cuidado na manipulação devido ao estado frágil das fotos, pois muitas possuíam cerca de 30 a 40 anos e não foram armazenadas de forma adequada. Para esse manuseio utilizamos material apropriado, composto por luvas e jalecos, sendo que todo esse processo foi efetuado na sala do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Como não conseguimos a doação do material, pois ele fazia parte de um acervo particular, apenas obtivemos a autorização dos direitos e, com isso, tivemos que digitalizar as fotos. Após esse procedimento, analisamos as imagens quanto aos elementos de forma de expressão e conteúdo com o auxílio de duas fichas (ANDRADE, 1998). Em um segundo momento iremos entrevistar o patriarca da família Caldani, o senhor Mário, juntamente com sua esposa, dona Teresa, para com que, depois de um confronto entre os depoimentos orais e as análises das imagens, possamos realizar um exame completo. Outro ponto que será estudado na sequência faz referência aos conceitos de sociabilidade, lazer e cultura.
RESULTADOS:
A princípio, como o projeto ainda se encontra em andamento, não possuímos resultados finais, contudo estamos conseguindo reconstituir um pouco mais da história de Corumbataí do Sul, e isso é de grande importância devido à pequena quantidade de registros históricos acerca desse município. Essa etapa de análise, como foi referido anteriormente, está sendo realizada com o auxílio de duas fichas: uma que diz respeito aos elementos de forma de expressão e outra dos elementos de conteúdo. Para isso utilizamos variadas fontes bibliográficas que abordaram temas como tratamento documental, arquivística e arquivos modernos. Na sequência do projeto, para um alcance dos resultados, realizaremos entrevistas com os principais sujeitos da pesquisa, que são o senhor Mario e dona Teresa Caldani, para que, diante do registro de suas memórias, possamos realizar uma análise completa dos documentos iconográficos. Finalizando, também adentraremos em alguns conceitos como cultura, lazer e sociabilidade, que nos ajudarão na contextualização da pesquisa.
CONCLUSÃO:
Até o presente momento conseguimos atingir grande parte dos objetivos que foram propostos inicialmente na pesquisa. No decorrer do trabalho, as produções imagéticas foram catalogadas, digitalizadas e passaram por uma primeira análise, segundo as mencionadas fichas de elementos de forma de expressão e de conteúdo. Esse exame será completado com os depoimentos orais da família Caldani, o que nos servirá de aporte para a conclusão do estudo. Com isso, por meio desse material, pretendemos ajudar em futuras pesquisas e minutar as experiências dos pioneiros entrevistados para uma reconstituição histórica do município. Não obstante, é imprescindível ressaltar o apoio que foi dado pela família Caldani, que disponibilizou o seu material e seu tempo e à Fundação Araucária, que ajuda financeiramente a concretização deste projeto.
Palavras-chave: Digitalização, Arquivística/Arquivologia, Fotografias.