63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
CIÊNCIA PARA TODOS: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Renilda Nunes Araújo 1, 2 Lídia Mirian Ribeiro 2 André Luiz Picolli da Silva 2 Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury 2 Alessandra de Rezende Ramos 2, 3 |
1. Bolsista PIBEX 2. Colegiado de Ciências Naturais, Fac. Ciências Exatas e Naturais, Univ. Federal do Pará - UFPA 3. Profa. Dra./ Orientadora, FACEN, UFPA |
INTRODUÇÃO: |
As Escolas Públicas dos municípios do interior do Estado do Pará apresentam uma grande carência de material didático ou equipamentos extras, destinados a ampliar os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem em sala de aula. Este cenário torna-se ainda mais preocupante quando se trata de crianças com deficiências visuais, que precisam de recursos especiais para que se garanta a sua inclusão no cotidiano das salas de aula, bem como, na sociedade. A necessidade de realizar processos de ensino-aprendizagem, não só com crianças com visão normal, mas sobretudo, com as que possuem deficiência visual, em instituições com poucos recursos financeiros, motivou a criação de instrumentos didáticos alternativos e de baixo custo, que possam ser utilizados em qualquer escola dando origem ao desenvolvimento do presente trabalho. Assim, alguns materiais didáticos foram criados, e testados em alunos deficientes visuais para auxiliarem no ensino de Ciências, visando um aprendizado mais eficiente aos alunos e estimulando a inclusão social nas Escolas do Município de Canaã dos Carajás-PA. |
METODOLOGIA: |
O processo de confecção dos recursos didáticos iniciou com buscas, por materiais didáticos alternativos, em revistas e sites especializados. Em paralelo, houve a análise dos conhecimentos obrigatoriamente trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental. Assim, os seguintes temas foram selecionados para elaboração de materiais didáticos, a partir do que prevê o Plano Curricular Nacional para o ensino de Ciências: Sistema Solar, Sistema Digestivo, Célula Bacteriana e Célula Vegetal. Após, foram selecionados materiais utilizados para confecção, obedecendo aos seguintes critérios: possuir texturas específicas e com formas diferentes entre si, facilitando a diferenciação para crianças com deficiência visual; e serem basicamente provenientes de material reciclável, a fim de baratear o custo de produção. De posse do material selecionado foram construídos os modelos supra-citados em escala ampliada, facilitando o entendimento dos alunos por meio da visualização ou tato, de cada elemento que constitui os sistemas criados. Em seguida, alunos com deficiência visual foram selecionados e receberam uma aula na qual foi utilizado os modelos confeccionados, e a partir disso, um questionário foi aplicado para avaliar a aceitação destes recursos didáticos pelos alunos. |
RESULTADOS: |
Todos os modelos construídos apresentam elementos próprios que buscam reproduzir ao máximo as características dos sistemas que representam. Os planetas do sistema solar apresentam rotação e translação. O Sistema Digestivo é estudado com um boneco de pano, com enchimento de sacolas plásticas, e possui apenas os constituintes deste sistema, sendo cada órgão confeccionado com uma textura diferente. As Células Vegetal e Bacteriana foram construídas com todos os seus constituintes, a partir de caixas de papelão e garrafas pet. Na criação dos recursos didáticos foram utilizados itens em comum, como: serragem, cola, papel, isopor, tecidos de diferentes texturas, celofane, arames, esponjas. A avaliação dos modelos foi realizada a partir do questionário aplicado aos alunos selecionados e, além disso, houveram oficinas destinadas aos professores capacitando-os a confeccionar e aplicar os modelos elaborados. Todo o processo de criação foi documentado e utilizado na confecção de uma apostila, que apresenta as etapas passo a passo do processo de confecção dos modelos, bem como, o valor monetário individual de cada item utilizado, facilitando desse modo a reprodução das construções ora realizadas por qualquer instituição de ensino no território nacional. |
CONCLUSÃO: |
A partir da experiência realizada conclui-se que apesar das dificuldades cotidianamente encontradas em escolas do ensino fundamental, de municípios isolados no interior do País, é possível realizar praticas integrativas com baixo custo e que ajudam a garantir a cidadania de crianças, que via de regra, estão colocadas na periferia dos processos educativos, devido ao fato de suas escolas não possuírem materiais didáticos adequados para os processos de ensino aprendizagem, de crianças com necessidades especiais. Além disso, foi possível evidenciar que por serem de baixo custo e de fácil fabricação os modelos criados, e outros mais que ainda estão sendo desenvolvidos, podem facilmente serem socializados para outras instituições de ensino de municípios que também tem poucos recursos financeiros, e para tanto foi elaborada uma apostila que quando editada e impressa será distribuída para diversos municípios, a fim de contribuir com a melhoria da formação escolar das crianças de municípios isolados e em especial de crianças com dificuldades visuais. |
Palavras-chave: Educação Especial, Material Didático, Ciências. |