63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
INTRODUÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) PARA APERFEIÇOAMENTO DA AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA “DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE”. |
Francisco Eduardo Gomes Brito 1 Thalita Caroline da Silva Siqueira 1 Aline Gomdim de Freitas 1 Jennifer Dorlanes dos Santos Silva 1 Pablo Oscar Amézaga Acosta 1,2 |
1. Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR 2. Prof. Dr. |
INTRODUÇÃO: |
A disciplina de Bioquímica é vista pelos alunos de graduação como uma das mais difíceis pelo fato de tratar de fenômenos muito abstratos a nível molecular e celular, exigindo conhecimentos básicos de química, física e biologia. As aulas práticas são de grande auxílio para que o aluno possa ter uma visão articulada e global dos processos bioquímicos. Essas aulas não servem apenas para interrelacionar a práxis com os conhecimentos teóricos mas também para desenvolver habilidades de observação, raciocínio, inferência e comunicação. Por outro lado, a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) tem como característica principal o uso de um problema real ou simulado relacionado à futura prática profissional do aluno para iniciar e motivar a aprendizagem de conceitos necessários para a sua resolução. A busca pelas respostas para a resolução aumenta a capacidade de pesquisa do aluno e o faz um agente ativo responsável pela sua própria aprendizagem significativa. Este trabalho visou o aperfeiçoamento da aula prática intitulada “Determinação da concentração de glicose” da disciplina Bioquímica através da inserção da metodologia de PBL. Além disto, foi realizado paralelamente uma otimização da técnica utilizada na aula prática visando economia de reagentes. |
METODOLOGIA: |
A aula prática foi realizada por uma turma da disciplina de Bioquímica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os alunos receberam o guia de aula prática com um problema intitulado “Como chegar à concentração de uma amostra desconhecida?” durante a aula teórica anterior. O problema foi lido e discutido em sala de aula para retirada das dúvidas iniciais. Após, os objetivos de aprendizagem foram listados pelos próprios alunos ( isto é, o que eles necessitavam aprender para realizar a aula prática). Nesta aula prática cada grupo recebeu uma amostra de soro problema (simulado: água destilada + glicose) de concentração desconhecida e 4 amostras de soro de concentração conhecida para ensaio com o kit Glicose GOD-PAP – Método enzimático Liquid Stable Mono-Reagente Laborlab© (método enzimático de dosagem de glicose) posterior encontro do espectro de absorção máxima (500nm), medição da absorbância (Densidade Óptica) no espectrofotômetro, construção de curva padrão e cálculo pelo método do fator para encontrar o valor da concentração da amostra problema. A otimização foi realizada utilizando-se 500µl de reagente de cor e 5µl das amostras e dos padrões, metade da quantidade sugerida pelo protocolo do kit. |
RESULTADOS: |
Segundo Andrade, Campos e Lunardi (2005) a metodologia baseada em problemas pode contribuir para alterações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na compreensão da biologia como uma ciência integrada. Foi observado que os alunos puderam entender os objetivos da aula prática e integrar os conhecimentos teóricos adquiridos através da resolução do problema, estando mais preparados para a realização das tarefas propostas na prática, não sendo esta apenas “reprodução mecânica de técnica”. A redução pela metade dos reagentes, amostras e padrão não interferiu na obtenção dos resultados (absorbância, concentração, curva de calibração) e nem prejudicou os objetivos de aprendizagem que deveriam ser alcançados. |
CONCLUSÃO: |
A inclusão do problema “Como chegar à concentração de uma amostra desconhecida?” no guia da aula prática “Determinação da concentração de glicose” contribuiu de forma significativa para o aperfeiçoamento da aula e aproveitamento desta pelos alunos, visto que eles estavam mais esclarecidos quanto aos objetivos de aprendizagem e puderam utilizar melhor o tempo. A busca pela resolução do problema possibilitou que os alunos fossem os próprios agentes da sua aprendizagem. A redução dos reagentes, amostra e padrão pela metade possibilitou a economia de reagente sem prejudicar a aula prática. Essa redução de reagentes será posteriormente testada para outras práticas. |
Palavras-chave: Bioquímica, Ensino, Glicose. |