63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
SIGNIFICADO DO ESTUDO DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: MOTIVAÇÃO EM FOCO
Nayra Regianne Sobral Andrade 1
Gilson George Silva Nascimento 1
Leonardo Ferreira de Meneses dos Santos 1
Lucas Lima Pereira Cardoso 1
Raimundo Fagner Mendes da Silva 1
Ruth de Moraes Lima 2
1. Depto.de Ciências Exatas e da Terra - IFPI
2. Profª/Orientadora - Depto.de Ciências Exatas e da Terra - IFPI
INTRODUÇÃO:
Atualmente no mundo tão competitivo no qual estamos inseridos, o estudo é cada vez mais diferencial e essencial ao progresso do cidadão, entretanto, mesmo com tal importância, é notório o desinteresse dos alunos em relação aos estudos, e o estudo de física destaca-se nesse sentido. Então, é plausível perguntar: Quais fatores desmotivam os alunos do ensino médio em relação ao estudo de física?
Ainda nesse contexto, é necessário salientar a importância da prática docente por meio da seguinte indagação: Como são ministradas as aulas de física no ensino médio?
O presente trabalho objetivou investigar os possíveis fatores que desmotivam os alunos em relação ao ensino de física e verificar como são ministradas as aulas de física no ensino médio.
Os benefícios da pesquisa estão relacionados à qualificação dos fatores determinantes da falta de motivação dos alunos do ensino médio para o estudo da física.
Sendo, portanto, inegável a necessidade de estudos dessa natureza para que tal situação possa ser avaliada e discutida.
METODOLOGIA:
O estudo realizado foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo.
Os dados da pesquisa foram colhidos por meio de um questionário e pela observação do ambiente escolar.
O questionário, que continha indagações abordando assuntos pertinentes aos objetivos da pesquisa, foi dirigido, estrategicamente, apenas aos alunos para que o ponto de vista discente fosse avaliado.
Já a observação foi mais abrangente, embora sem intervenções e focada nos aspectos diretamente ligados aos interesses do estudo.
Os questionamentos foram aplicados em 100 amostras, numa população de 992 alunos, sendo que dos pesquisados, 34 cursavam o 1º ano, 36 o 2º ano e 30 o 3º ano do ensino médio, e a coleta foi realizada em março de 2011, no Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia- IFPI , que é uma escola referência em ensino médio no estado do Piauí.
RESULTADOS:
O estudo em análise apresentou os seguintes resultados:
Em relação à afinidade com a disciplina 49%responderam que tem afinidade.
Quanto às dificuldades em aprender, os cálculos e a compreensão das questões obtiveram percentagem superior.
Ao serem perguntados sobre a motivação para assistir as aulas de física, 52% disseram que a mesma dependia do professor, enquanto 31% reconheceram depender do seu empenho para o aprendizado.
No que diz respeito às aulas de física, a sugestão de práticas foi muito citada, assim como aplicações dos conhecimentos adquiridos na disciplina no cotidiano do alunado e o dinamismo e a simpatia do professor.
Dos questionados, 72% consideram o ensino da física essencial para suas vidas, mas em sua maioria, sem saber como justificar tal posicionamento.
Na análise dos resultados, concluímos, que como esperado, a ausência de aulas práticas, aliadas a uma teoria descontextualizada que não tem sua importância imediata e futura devidamente justificada, somadas às condições de trabalho e políticas educacionais, são a base para a desmotivação no estudo de física pelos alunos do ensino médio.
CONCLUSÃO:
Concluímos, então, que a prática docente aliando as necessidades educacionais aos desejos dos alunos pode ser o caminho mais eficaz para que os fatores que desmotivam os alunos do ensino médio com relação ao estudo de física sejam minimizados e o modo como são ministradas as aulas de física no ensino médio seja aperfeiçoado.
É válido ainda destacar, que o trabalho docente pode ser mais bem direcionado quando o público-alvo (os alunos) tem suas expectativas e críticas em relação ao ensino de física expostas e analisadas se forma construtiva e objetiva pelos professores.
Palavras-chave: Motivação, Ensino de Física, Visão Discente.