63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: O JORNAL DIARIO DA TARDE, CURITIBA, 1899-1910
Bruna Rodrigo de Lima 1
Liane Maria Bertucci 2
1. Pedagogia, Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná – UFPR
2. Profa. Dra./ Orientadora - DTFE - Setor de Educação - UFPR
INTRODUÇÃO:
O trabalho busca identificar como a educação para a saúde da população era realizada nos primeiros anos do período da república através das páginas do jornal Diário da Tarde, publicado em Curitiba (capital do estado do Paraná), considerando que esta foi uma época em que a tese de “regeneração” da população brasileira ganha cada vez mais adeptos. O ideal da constituição saudável do brasileiro ganharia contornos singulares com o movimento sanitarista dos anos 1910-20 que, alicerçado nos preceitos higienistas (e marcado por teses eugênicas) teve como objetivo a elaboração e implantação de projetos nacionais para a saúde pública, mas, mesmo antes desse período, ações educativas sobre higiene e salubridade, saúde e doença podem ser observadas. O objetivo deste texto foi identificar como em um dos jornais curitibanos, o Diário da Tarde, diferentes formas da educação voltada para a saúde aconteciam através dos textos publicados pelo jornal. Além disso, é possível perceber, através de artigos e comentários de leitores, a existência de outras práticas de cura além da científica e, paralelamente, reivindicações populares de cuidados médicos com a saúde.
METODOLOGIA:
Para realização do trabalho foi realizada a localização dos números existentes do jornal o Diário da Tarde no Círculo de Estudos Bandeirantes e na Biblioteca Pública do Paraná, ambos em Curitiba (PR), e realizado levantamento sistemático e transcrição de matérias diversas e propagandas relacionadas a educação para a saúde em seus aspectos mais amplos. A transcrição do material foi efetuada em fichas com itens de anotação previamente definidos. Cada ficha contém: nome do autor da matéria, aviso etc (quando existir) e título; nome do jornal; data completa da publicação; transcrição (resumo ou integral) do material selecionado, além de, eventualmente, outras observações pertinentes.
RESULTADOS:
Embasada metodologicamente na história social da cultura, notadamente na obra do historiador Edward P. Thompson, a relevância da pesquisa está tanto em mostrar a contribuição da imprensa na divulgação de modos científicos de prevenção de doenças e em difundir normas de salubridade e higiene, quanto em retratar ações populares de cura e hábitos da população que por vezes se chocavam e outras se combinavam com os princípios científicos para o tratamento de enfermidades.
CONCLUSÃO:
Através do trabalho realizado foi possível vislumbrar como a educação para a saúde era tema cotidiano no jornal Diário da Tarde. E como este jornal buscava difundir de diferentes maneiras, preceitos médicos sobre a saúde e a doença, transmitindo hábitos higiênicos e de salubridade para as pessoas, com o objetivo maior de colaborar para a constituição de um paranaense/brasileiro saudável, pois mesmo considerando o grande número de pessoas que não sabiam ler entre o final do século XIX e início do XX, muitos eram os indivíduos que escutavam e conversavam com os leitores. Nesse processo de educação cotidiana, o jornal divulgava ações do governo relacionadas à saúde pública e, também publicava textos de curitibanos reivindicando e debatendo medidas sobre combate às doenças e manutenção da saúde ou combinando práticas médicas com as chamadas práticas populares de cura: aspectos da complexidade social.
Palavras-chave: Imprensa, Educação, Saúde.