63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ALMANAQUE DIGITAL NOSSO CÉU: ELEBORAÇÃO DE CD-ROM – MULTIPLICANDO CONHECIMENTOS E DESENVOLVENDO SABERES
Neucideia Aparecida Silva Colnago 1
Yvonne Primerano Mascarenhas 1
Rita de Cássia Bortoletto-Santos 2
Ana Paula Martins Cordeiro 2
Marina Martinez Massocco 1
José Ernani dos Santos Júnior 1
1. Profa. Dra./Orientadora – Pesquisadora Visitante do IEA-USP-SC
2. Profa. Dra. Coordenadora do Projeto - IEA-USP-SC
3. Doutoranda em Educação UFSCar, Profa. E. E. Jesuíno de Arruda
4. Professora E. E. Jesuíno de Arruda
5. Bolsista FIPAI-USP
6. Bolsista FIPAI-USP
INTRODUÇÃO:
As questões relacionadas ao céu sempre chamaram a atenção dos seres humanos. A UNESCO instituiu o Ano Internacional da Astronomia pela comemoração dos quatrocentos anos das importantes descobertas astronômicas realizadas por Galileu Galilei. Unindo o aspecto histórico à curiosidade própria dos estudantes do Ensino Fundamental – Ciclo II e os conteúdos propostos para a disciplina de Ciências, desenvolveu-se o presente projeto, cujos objetivos foram: ensinar conhecimentos conceituais; possibilitar aprendizagem de conhecimentos procedimentais articulados às atividades da sala de aula com o uso da ferramenta computacional (Microsoft Power Point); elaborar um CD-ROM sobre conteúdos de Astronomia; verificar se, com uma nova estratégia de ensino usando meios computacionais, aumentava a motivação dos alunos para a aprendizagem; possibilitar o aperfeiçoamento curricular de estudantes de graduação, o desenvolvimento de uma atitude de pesquisa pedagógica no exercício do magistério e experienciar um contato criativo com o ambiente das escolas públicas. Trata-se de um trabalho que buscou agregar a integração Universidade-Escola Pública e o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA:
Os participantes foram 160 alunos de 6as séries/7ºano do Ensino Fundamental da E.E. Jesuíno de Arruda (São Carlos/SP); professores das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, a pesquisadora visitante e alguns bolsistas do IEA/USP/ São Carlos. Utilizaram-se salas de aula e o laboratório de informática da escola. O procedimento constou de levantamentos de informações em livros e Internet, pelos alunos, sobre diferentes temáticas da Astronomia (através de um roteiro e orientação da professora de Ciências); socialização das informações coletadas individualmente e redação de um texto, em duplas, corrigido pelas professoras. A seleção incluiu todos os planetas do sistema solar, os seus satélites, a Via Láctea, o Cometa Halley, algumas constelações do céu do Hemisfério Sul, meteoritos e asteróides. No laboratório de informática, os alunos mantiveram-se em duplas, ensinou-se a capturar imagens na Internet, digitar o texto e a montar os slides para a preparação da apresentação em Power Point. Cada dupla elaborou três slides, fez-se a reunião das imagens e texto e correções finais, que culminou com produção de um CD-Rom. Um questionário de avaliação tipo Likert avaliou os conhecimentos adquiridos com o uso da internet na sala de aula,se houve motivação, dentre outros aspectos.
RESULTADOS:
Ao todo foram confeccionados quatro CD-ROM (uma para cada turma de 6as séries/7º ano), num total de aproximadamente 50 slides cada. Esse CD-Rom foi intitulado “Almanaque Digital: “Nosso Céu”. Os resultados da avaliação mostraram que a utilização do computador como uma estratégia de ensino diferente das utilizadas diariamente motivou a participação dos alunos. No decorrer das atividades, eles estavam motivados e interessados em participar das mesmas. A montagem dos slides, a apresentação gráfica do conteúdo ensinado mostrou-se mais atrativa do que quando ensinada de forma tradicional. Em termos do estudo da Astronomia, o uso das imagens da Internet facilitou a visualização dos corpos celestes numa perspectiva real, visto que há sites que veiculam imagens de sondas ou telescópios espaciais, como ocorre com a NASA. De acordo com Silva (2007) o aluno quando apresenta seu trabalho no computador, através do Power Point, faz com seus amigos de sala queiram fazer uma apresentação igual, ou melhor, do que foi projetada. Assim, podemos perceber que, o aprendizado com o computador na escola se configura numa ferramenta poderosa e, a mais, que o professor pode lançar mão para tornar suas aulas mais atrativas.
CONCLUSÃO:
As novas tecnologias, por si só, não são veículos para a aquisição de conhecimento, capacidades e atitudes, mas precisam estar integradas em potentes ambientes de ensino-aprendizagem e situações que permitam ao aluno os processos de aprendizagem necessários para atingir os objetivos educacionais desejados. Esse projeto possibilitou a geração de uma ferramenta de ensino para professores. O CD-ROM poderá ser utilizado por professores para desenvolver esse conteúdo com seus alunos. Com o avanço da tecnologia, exige-se do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o educando e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. Verificou-se também que a utilização do computador como uma ferramenta de ensino e aprendizagem aumentou a motivação dos alunos. O desenvolvimento dessas atividades nas escolas possibilita aos alunos, que não têm acesso a computadores, vivenciarem a sua utilização no ambiente escolar e construírem, efetivamente, um produto que utiliza de novas tecnologias e conhecimentos referentes a elas.
Palavras-chave: Astronomia, Motivação, Recursos Multimídias.