63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA TRABALHADA INTERDISCIPLINARMENTE: do texto escrito à sétima arte
Maria Isabel Soares Oliveira 1
Marinalda Pereira de Sousa 2
Luzia de Oliveira Moura 3
1. Profª. Espec./ Orientadora - IFMA
2. Profª. Espec./ Co- orientadora - IFMA
3. Bolsista - IFMA
INTRODUÇÃO:
Estudar a História da África numa proposta de análise da literatura “Afro-brasileira” é também uma forma de conhecer nossas origens e ampliar a consciência social e histórica do povo brasileiro. Essa formação da identidade da cultura brasileira é vista de várias formas como, por exemplo, na linguagem e segundo Lopes (2008, p. 54) “Foi no vocabulário do português falado no Brasil que os bantos deixaram sua marca mais forte”. A escola por sua vez é um espaço para que o aluno dialogue e aprenda a confrontar, defender e explicar suas ideias de forma organizada, o que os PCN´s (1999, p.142) destaca como sendo uma forma de “Compreender as diferenças como algo que nos identificamos e que faz parte de nós como seres humanos eis o princípio para aceitar aquilo que não sabemos, nesse sentido, todas as áreas partilham dessa necessidade de conhecimento dialógico.” Esta reflexão sobre a literatura afro-brasileira é necessária em sala de aula, pois, além de integrar a grade curricular do ensino médio, possibilita a interação do aluno e desenvolve a habilidade de expor opiniões sobre temáticas que estão presentes no cotidiano dele, permitindo uma leitura realista e fundamentada em pesquisas históricas, leituras, releituras e socialização das informações de modo diversificado e “histórico-culturais” que ligam a cultura brasileira à africana.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)/Campus Açailândia e envolveu os alunos dos cursos técnicos integrados de Metalurgia e Automação Industrial módulo II. Desenvolvido através de sequências didáticas, com a finalidade de sensibilizar os alunos para uma postura ética através do estudo e atividades práticas que possibilitaram progressos e ajustes de dificuldades reais encontradas durante a aplicação do projeto. A avaliação foi centrada nos pontos essenciais apreendidos ao longo da sequência como: pesquisa e leitura específica de referências bibliográficas e adaptações à prática em sala de aula; levantamento de recursos matérias e didáticos para execução do projeto; Apresentação do projeto às turmas, divisão de trabalho em trios; palestras histórico-social sobre a cultura “afro-brasileira”; leituras diversificadas de obras a serem analisadas dentre as quais: Navio Negreiro, de Castro Alves, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, sessão de vídeos sobre temática afro-brasileira e roda de debates e indicação ao estudo afro-brasileiro como do filme “Amistad” de Steven Spielberg, confecção e degustação de pratos da culinária “afro-brasileira”, documentação e produção de um vídeo turma sobre os passos elaborados durante o projeto; apresentação dos dados parciais e finais em eventos locais, regionais e nacional;
RESULTADOS:
O trabalho interdisciplinar foi um meio de fortalecer as boas práticas sobre o conhecimento da História e Cultura afro-brasileira. Entre aproximadamente 80 alunos dos cursos técnicos – universo da pesquisa - a proposta foi bem aceita e possibilitou experimentar possibilidades que os livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Médio não abordam muito claramente. Foi necessário diálogo entre os professores envolvidos na pesquisa para organizar sequências metodológicas que favorecesse um trabalho dialogado e analítico para despertar nos alunos o olhar às próprias origens e à percepção si mesmo como cidadãos afro-brasileiros. Inicialmente houve um questionamento sobre o porquê do projeto, mas a justificativa da obrigatoriedade da lei 10.639/03 e a presença de questões com temática referente aos afro-brasileiros, presentes no ENEM 2010, tornou-se mais um motivo para que os alunos estudassem temas sobre a África, tão presentes no cotidiano do brasileiro atualmente.
CONCLUSÃO:
Os sites de órgãos governamentais como (SEPPIR, e SECAD) já possuem um bom acervo bibliográfico à disposição dos interessados pelo estudo da História e Cultura afro- brasileiro. A literatura clássica brasileira como “O mulato” de Aluízio Azevedo, “O navio negreiro” de Castro Alves possibilitou uma releitura às temáticas afro-brasileira, presentes na sociedade brasileira, e já debatidas na arte literária . O trabalho com os filmes permitiu aos alunos comparar as informações, contidas nos textos e as imagens representadas nos filmes como “Amistad”. As informações sobre a culinária motivou os alunos na percepção da grande contribuição que a cultura africana trouxe para o Brasil e que ela está presente no nosso dia a dia quando escolhemos um “beiju” no café da manhã ou um suco de abacaxi após o almoço. A experiência foi importante e necessária para a ampliação do conhecimento dos alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial e Metalurgia, primeiramente, porque aproximou a comunidade do IFMA aos conhecimentos afro-brasileiros e posteriormente, estreitou os laços entre os professores da comunidade açailandense, possibilitando compartilhar uma prática de trabalho interdisciplinar de resgate à importância da cultura africana na construção da cultura brasileira.
Palavras-chave: Trabalho interdisciplinar, Literatura afro-brasileira, Sétima arte.