63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
Análise dos impactos da atividade turística sobre o meio ambiente
Nagelangela Gomes Junqueira da Silveira 1
Josiane Rodrigues dos Santos 1
Felipe Lima Gonçalves 1
1. departamento de turismo e hotelaria- UFMA
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um país que se destaca por sua variedade em termos de biodiversidade natural (fauna e flora) encontrada, grande parte, em unidades de conservação criada para proteção de ecossistemas naturais, que possibilitam ao homem também maior contato com a natureza e realização de atividades recreativas e desportivas nos ambientes ecológicos.
Segundo o autor Cascino (2000) sobre a temática de preservação de ambientes naturais afirma que a educação ambiental tornou-se uma ferramenta para um mundo limpo e sustentável, orientando o homem a conscientizar-se de que é preciso educar para preservar e com isso contribuir para a mudança de atitudes e para a adoção de práticas ambientalmente corretas.
Com isso os impactos ambientais tendem a crescer a exemplo temos: Aumento da geração de resíduos sólidos; Assoreamento da costa devido às ações humanas, com destruições de corais; Alteração sobre o estilo de vida das populações nativas; Contaminação da água dos rios e mares, devido ao aumento de esgotos não tratados. Os impactos ambientais decorridos das atividades turísticas devem - se ao mau planejamento, que em sua grande maioria é elaborado por profissionais das mais diversas áreas.
O objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos causados pela atividade turística no meio ambiente.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa estabeleceu-se as seguintes etapas: inicialmente o levantamento e análise do material bibliográfico.
Como citamos anteriormente nos passos iniciais procedeu-se com leituras bibliográficas e dados jornalísticos; análise de publicações divulgadas na internet; monografias referentes ao assunto abordado com o objetivo de comparar os impactos gerados pelo turismo na natureza.
RESULTADOS:
o meio-ambiente tem estimulado o desenvolvimento econômico, social e cultural de diversos países para o atendimento de uma demanda voltada para o turismo específico para ambientes naturais.
De acordo com RUSCHMANN (2003), há um grande fluxo de turistas que procura afastar-se do estresse e da falta de "verde", típicos da vida urbana, o que pode resultar em um comportamento alienado em relação ao meio que visita.
Segundo LEMOS (2001) A avalanche de turistas que surgem nas temporadas altera ou destrói as culturas locais, eliminando com elas a possibilidade de realização de qualquer atividade integrada àquele meio natural específico.
Entendemos que o turismo causa danos as localidades quando não trabalhado de maneira correta logo para evitar maiores degradações ao meio ambiente devemos planejar o turismo de maneira consciente .
RUSCHMANN (1993) Recomenda:
a) que se desenvolva um turismo sustentável ou ecológico;
b) que se faça um zoneamento detalhado dos recursos naturais propícios ao turismo , identificando e classificando as diferentes áreas de acordo com a fragilidade dos ecossistemas, afim de estabelecer critério que irão liberar ou proibir a sua utilização turística.
CONCLUSÃO:
Ao longo de nossa pesquisa percebemos que os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente podem se sobrepor aos positivos causados pelo mesmo, como a degradação de flora e fauna, lixo excessivo, erosão, poluição sonora, compactação do solo resultante do pisoteamento entre outros. Diante desses motivos surge a necessidade de cuidados específicos, para que a atividade turística não acabe sendo prejudicial para regiões que possuem atrativos naturais. Para isso é de extrema importância que haja um planejamento da atividade turística sobre o patrimônio natural, trazendo propostas para amenizar os impactos negativos e aproveitar da melhor maneira os benefícios do turismo. Nesse sentido, defendem a criação de unidades de conservação para preservar a biodiversidade e o ecoturismo como um instrumento que compatibilizaria o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais com a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Meio-ambiente, Biodiversidade, Preservação.