63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto |
ESTIMULAR BRINCANDO... |
Máuren Fernandes Massia 1 Fabiane Vieira Romano 2 |
1. Curso de Desenho Industrial - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM 2. Profa. Dra./Orientadora - Curso de Desenho Industrial - UFSM |
INTRODUÇÃO: |
O projeto Estimular Brincando teve início no ano de 2008 e desde então é desenvolvido no Laboratório de Pesquisa do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Em virtude dos primeiros resultados obtidos com o projeto, profissionais de outras áreas de conhecimento demonstraram interesse no mesmo e, consequentemente, surgiram novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e de novas parcerias a serem realizados. Tais parcerias, em sua maioria, são formadas com Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e núcleos de aprendizagem e conhecimento como o Núcleo de Desenvolvimento Infantil Ipê Amarelo. Visando dar continuidade ao projeto e atender às novas demandas, novos integrantes foram selecionados. Estes são acadêmicos de Desenho Industrial, habilitação Projeto de Produto e Programação Visual e Terapia Ocupacional. O Projeto tem como objetivo geral favorecer o desenvolvimento infantil através da criação e/ou redesenho de brinquedos de baixa complexidade. Estes surgem a partir do reconhecimento de necessidades reais e buscam, através da estimulação, beneficiar a comunidade local. |
METODOLOGIA: |
Após receber a proposta de trabalho do cliente, parte-se para as seguintes etapas da metodologia: projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado. A primeira fase do trabalho é o projeto informacional, onde são coletadas informações referentes ao tema em livros, artigos, entrevistas com profissionais e observações, obtendo como resultados os requisitos de projeto. Após a coleta dessas informações tem início a segunda etapa, de projeto conceitual, onde são geradas alternativas e escolhida a solução mais adequada. No projeto preliminar são realizados testes de viabilidade da solução através de mocapes e simulações. Na última etapa, do projeto detalhado, é feita a configuração final do produto, através de desenhos técnicos, de representação e da materialização deste. Por fim, ainda há a validação e entrega do produto ao usuário. |
RESULTADOS: |
Nesta primeira etapa, a partir de observações feitas na escola Antônio Francisco Lisboa e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil Ipê Amarelo, foram identificadas certas necessidades e geradas alternativas de brinquedos. Estes foram projetados e atualmente encontram-se em fase de validação. Os brinquedos são: Tapetencaixa (estimula os cinco sentidos); Labirinto 3D (motricidade); Painel interativo (sentidos e motricidade); Roupa do palhaço (sentidos e motricidade); Siga o caminho (motricidade); Livro das formas (motricidade fina e criatividade); Monte os meios de transporte (motricidade); Caixa dos blocos (motricidade e criatividade). Atualmente, com a participação de novos integrantes, novas demandas estão na etapa informacional, são elas: ônibus para brincadeiras em grupo e árvore para auxílio no desenvolvimento de atividades escolares do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Ipê Amarelo. |
CONCLUSÃO: |
Tendo a consciência da importância do bom design na projetação de brinquedos, pode-se observar que há muitas possibilidades de desenvolvimento de novas configurações para esse tipo de produto. Como sempre existirão crianças em todo mundo, pode-se afirmar que este é um mercado potencialmente infinito, posto se continuamente renovado e crescente. Ainda que potencialmente infinito, o mercado atual apresenta uma grande carência de produtos voltados ao desenvolvimento infantil. O projeto busca desenvolver produtos que atendam as necessidades dos profissionais e obtenham resultados satisfatórios tanto no desenvolvimento infantil quanto no suprimento da demanda real de mercado. A experiência do designer em projetação pode ser enriquecida, ainda em fase acadêmica, ao desenvolver projetos para clientes reais. Uma relação direta com profissionais de outras áreas de conhecimento faz com que o trabalho seja aperfeiçoado e apresente resultados mais satisfatórios. |
Palavras-chave: Brinquedos, Estimulação, Infantil. |