63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A ÁGUA, A GESTÃO E O TURISMO NA COMUNIDADE MORRO BRANCO (ILHA GRANDE DO PIAUI, PIAUÍ)
Joseane de Oliveira Silva 1
Luiz Sérgio Moreira Brito 1
Rafael Francisco Soares de Aquino 1
Francisco Pereira da Silva Filho 1
Cláudia Gomes de Andrade 1
Edvania Gomes de Assis 2
1. Depto. de Turismo, Universidade Federal do Piauí - UFPI
2. Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Turismo, Universidade Federal do Piauí - UFPI
INTRODUÇÃO:
As preocupações socioambientais estão cada dia mais presente no mundo contemporâneo, pois as mesmas são essenciais para evitar a escassez dos recursos naturais no planeta. Dessa forma a humanidade necessita controlar seu consumismo para preservar as gerações futuras como forma de sobrevivência. Este estudo analisou a relação sociedade-natureza na comunidade Morro Branco (Ilha Grande do Piauí/PI), e verificou como os atores sociais estão usando os recursos hídricos locais, para assim propor um planejamento sustentável para o desenvolvimento de outras atividades geradoras de renda para a população, a exemplo do turismo comunitário.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi um diagnóstico com a aplicação de dados socioeconômicos a fim de identificar, analisar e descrever informações amostrais úteis da pesquisa realizada em 2010. A pesquisa é caracterizada como exploratório-descritivo, na qual se utilizou a técnica de questionários aplicados como instrumento de coleta de dados na comunidade Morro Branco, como também roteiros de entrevistas feitas à população local, gestores locais, lideres comunitários e professores e alunos de escolas da rede pública de ensino fundamental e médio. A estratégia da pesquisa foi analisar a qualidade de vida da comunidade Morro Branco no município de Ilha Grande do Piauí, e sua relação social com o uso da água, conforme a aplicação de trinta e três questionários, cada um obtendo quatorze questões, que buscou traçar o nível socioeconômico do local e de forma aleatória.
RESULTADOS:
Com base na pesquisa realizada na comunidade Morro Branco trinta e três pessoas, com faixa etária entre 25 e 60 anos, foram entrevistadas. A maioria, 56% sobrevivem com apenas um salário mínimo. Foi observado na comunidade que 50% das pessoas são autônomas, na qual envolve a pesca e lazer no grau de importância descrito respectivamente. Quanto às atividades sociais em relação ao uso da água, nota-se que a predominância desta utilização é através da pesca, representando 42,42%, e os demais sendo utilizado para o consumo próprio, irrigação e lazer. Quanto ao nível de escolaridade dos moradores da comunidade 85% deles possuem ensino fundamental incompleto e os demais tem ensino médio ou ensino superior. Contudo, percebe-se que a pesquisa traçou um parâmetro estimador da comunidade Morro Branco em relação às atividades econômicas, principalmente quanto ao uso da água.
CONCLUSÃO:
A geração de emprego e renda através do uso social da água na Comunidade Morro Branco foi comprovada pelos entrevistados, e por levantamentos de dados secundários, como Internet, livros, banco de dados. Com isso, as atividades sociais mais beneficiadas e atuantes no lugar são, respectivamente, a pesca e a atividade turística que se utilizam diretamente dos corpos hídricos existentes na Ilha. Nesse contexto, ainda é preciso fazer um desenvolvimento de modo responsável e de maneira sustentável na gestão e uso social da água, podendo ser realizado na forma de sensibilização, preservação e conservação desse recurso natural, além da educação ambiental nas escolas da comunidade. Contudo, o desenvolvimento sustentável através do uso responsável da água pode trazer benefícios significativos para o município, como alto estima e o bem-estar da população residente, aumento da qualidade de vida, maior procura e visitação por parte dos turistas, conservação e preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Gestão da Água, Sociedade, Turismo Sustentável.