63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL DE SEROPÉDICA/RJ.
Gabriela Lopes Cabral 1
Frederico Alan de Oliveira Cruz 2
Antonio Renato Bigansolli 3
1. Bolsista PIBID - Depto de Física - UFRRJ
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Física - UFRRJ
3. Prof. Dr. - Depto de Física - UFRRJ
INTRODUÇÃO:
O município de Seropédica, que possui uma área de aproximadamente 268,20 km², está localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, situado na Baixada Fluminense, fazendo limite com os municípios de Itaguaí, Paracambi, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Sua população atual é estimada em aproximadamente 78.183 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2011, que estão distribuídos nos 18 bairros que compõem o município. Com uma Atividade econômica centrada basicamente na extração de areia e argila, para abastecer a construção civil do município do Rio de Janeiro, o retrato econômico da cidade reflete diretamente relacionado no comportamento dos jovens da cidade em relação à escola. Apesar de o convívio escolar ser um refúgio para muitos desses jovens, em uma cidade de poucas opções de lazer e infra estrutura precária, as privações econômicas que atinge grande parte das famílias da cidade interfere diretamente no desenvolvimento escolar. Nesse estudo, mostraremos a realidade educacional do município de Seropédica, comparando as taxas de evasão atuais, as taxas de distorção série-idade e a evolução do IDEB esperado pelo governo, fazendo uma previsão para o futuro educacional da cidade.
METODOLOGIA:
Inicialmente analisaram-se as taxas de desistência de duas escolas públicas estaduais, estabelecidas no município de Seropédica, ao longo de três anos. Esses dados foram obtidos a partir do número de alunos inicialmente inscritos na escola no início do ano e daqueles que finalizaram o ano letivo. Na etapa seguinte, foram analisados os IDEBs projetados para as escolas municipais da cidade, para as turmas de 5º e 9º ano entre os anos de 2007 e 2021 a partir dos dados Fornecidos pela INEP em sua página oficial. A terceira fase do trabalho foi analisar as taxas de distorção série-idade, durante os anos de 2002 e 2006, a partir dos dados obtidos pelo Tribunal de Contas da União do Rio de Janeiro em 2007, e depois fazer uma previsão desses valores até o ano de 2021, que é o ano da projeção final para o IDEB. De posse de todos esses dados, fiz-se uma análise comparativa, discutindo os valores e as reais possibilidades do aumento do desempenho escolar através do IDEB e da redução distorção série-idade.
RESULTADOS:
Os dados obtidos mostram que a taxa de distorção série-idade, causado pelos mais diferentes motivos, ultrapassam os 30% dos alunos das turmas do Ensino Fundamental entre os anos de 2001 e 2006 no município. Esses fatos somados às grandes taxas de desistências que acontecem no ensino médio, o problema se torna mais grave. Em duas das principais escolas do município, a taxa média de desistência da escola, entre os anos de 2006 e 2008, não é inferior a 18%. Quando nosso olhar recai sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a realidade é mais dramática. Em nosso município, das 46 escolas municipais existentes, 20 delas foram avaliadas em 2009 e apenas sete obtiveram desempenho igual ou superior as metas projetadas para cada uma delas. Se considerarmos a distorção série-idade atual e fazendo uma projeção até 2021, ano considerado pelo Governo Federal para obtenção do IDEB ideal nas escolas do país, vemos que existe um decréscimo médio desse parâmetro em torno de 1,6%. Quando fazemos análise de projeção do governo para o IDEB, o mesmo possui um aumento gradual de aproximadamente 12% ao ano, isto é, espera-se um avanço significativo do IDEB, enquanto a projeção de queda da distorção série-idade não ultrapassaria 2,0% ano.
CONCLUSÃO:
Fica claro que é preciso realizar uma intervenção nos Ensinos Fundamental e Médio, tornando o ensino mais atrativo, através da incorporação de novas tecnologias, além de investir em mais capacitação para os professores, além de consolidar a participação de toda a comunidade escolar no processo pedagógico da escola. O apoio das Universidades às escolas de Educação Básica se faz necessário visto que ela pode contribuir na jornada que milhares de crianças começam todos os anos, mas que nem sempre é cursada com sucesso ou mesmo finalizada. Os resultados obtidos pelas escolas de Seropédica, num olhar muito particular, devem servir de direcionamento para as ações que precisam ser realizadas em parceria com as Universidades de maneira eficaz, proporcionando sempre um ambiente de aprendizagem significativa caracterizada por ações educativas sempre voltadas para a formação dos alunos tanto no seu aspecto cognitivo quanto social e econômico. Sem essas ações não haverá uma redução da taxa de distorção série-idade, tornando inviável a chegada do IDEB projetado para as escolas desse município.
Palavras-chave: Ensino, IDEB, Distorção série-idade.