63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Fatores sociais que Interferem na Aprendizagem: O caso de alunos de uma escola pública do município de Guanambi-Ba
Cecília Santos Pereira Mendes 1
Glória Rodrigues Reis Sousa 2
José Aparecido Alves Pereira 3
Zilda Elizabete Ribeiro 4
1. Estudante do curso de pedagogia UNEB
2. Estudante do curso de pedagogia UNEB
3. Profº Ms./Orientador do curso de pedagogia UNEB
4. Estudante do curso de pedagogia UNEB
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento das competências do sujeito está associado a sua capacidade de aprender. Assim, influências e estímulos externos da cultura são determinantes nas relações entre o conhecido e o desconhecido no ato de aprender. Na escola essas experiências se explicitam nas relações mantidas em torno da prática educativa com reflexos no desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, nota-se, que um grupo de estudantes apresenta limitações e dificuldades no trato dos conteúdos. Por outro lado, um grupo de professores não consegue cumprir seus objetivos na classe em virtude das inúmeras dificuldades de aprendizagem que muitos alunos apresentam. Diante disso escolhemos o tema dificuldades de aprendizagem por sua relevância no curso de pedagogia e perante as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores no trato da questão. Assim, o objetivo deste trabalho é levantar os principais fatores que interferem na aprendizagem escolar, bem como conhecer os limites e perspectivas do professor frente a essas dificuldades numa escola pública de Guanambi-BA.
METODOLOGIA:
Este trabalho consiste em um estudo de caso numa abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Nosso universo de pesquisa é uma escola pública de um bairro carente da cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia. Na coleta de dados está a utilizar-se, de entrevista com perguntas semiestruturadas (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos de pesquisa são 12 alunos, 12 pais/mães e 03 professoras de três turmas do 3º ao 5º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Este trabalho encontra-se em andamento e o tratamento dos dados está sendo feito por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), tomando como referência as idéias de Campos (1987), Coll, Marchesi, e Palácios (2004), Hubner e Marinotti (2004), e Sampaio (2010).
RESULTADOS:
É por meio do conhecimento que o homem adquire a consciência e se firma como ser racional, estabelece sua conduta e coordena seu espaço na sociedade (CAMPOS, 1987). Na compreensão de Coll, Marchesi e Palácios (2004) o aprendizado do indivíduo, não só depende da linha filogenética, mas muito mais da ontogenética, ou seja, a história particular de cada indivíduo, o seu contexto histórico e sócio-cultural. Hubner e Marinotti (2004), dizem ser importante o compromisso do professor em aplicar atividades meio para chegar à finalidade básica do aprender. Menciona Sampaio (2010) que a interação e harmonia entre sujeito, família e escola é vital para a aprendizagem. Na concepção desses autores, nota-se a importância das relações entre essas esferas tanto para o aprendizado do sujeito como para a formação de sua consciência no espaço social. Nos dados parciais deste estudo, percebe-se que essas concepções teóricas estão presentes, uma vez que constata-se, que muitos alunos chegam à escola com déficits. No entanto, nem sempre os professores conseguem desenvolver metodologias capazes de superá-los, isso por falta de autonomia em flexibilizar os conteúdos de acordo as necessidades dos alunos, e também pouco conhecimento teórico da questão e formação para lidar com tais dificuldades.
CONCLUSÃO:
O ensinar e aprender não depende unicamente do professor em aplicar os conteúdos, mesmo que seja de forma dinâmica e criativa, pois o processo ensino aprendizagem é complexo e abrangente por estar ligado ao contexto sócio-cultural de cada indivíduo. Assim, constata-se, preliminarmente, que as dificuldades de aprendizagem dos alunos estão ligadas, na sua maioria a fatores externos à escola e que influenciam diretamente no desenvolvimento da aprendizagem. A falta de formação e pouco conhecimento das teorias da aprendizagem por parte dos professores é fator que impede tomada de decisões de forma segura, não havendo projetos de intervenção para ajudar os alunos na superação de suas dificuldades na escola. Em relação ás famílias, o baixo nível escolar e sócio-econômico dos pais/mães refletem no pouco acompanhamento dos estudos do filho e controle da sua conduta na escola.
Palavras-chave: Escola, Família, Dificuldades de aprendizagem.