63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS CANTIGAS SATÍRICAS DO CANCIONEIRO DE DOM DINIS (1279-1325)
Hugo David Gonçalves 1
Armênia Maria de Souza 2
1. Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás
2. Profa. Dra./Orientadora - Armênia Maria de Souza - UFG
INTRODUÇÃO:
Nosso trabalho sobre as representações sociais nas cantigas satíricas do Cancioneiro de Dom Dinis foi desenvolvido com o apoio do CNPq durante o período de 2009/2010. Entretanto, em fase anterior à apresentação desse projeto, procuramos reunir alguns elementos capazes de nos auxiliar no decorrer desta pesquisa, como por exemplo, o levantamento de fontes documentais e bibliográficas sobre o tema, e, em seguida o fichamento e a análise da documentação. Geralmente, os temas relativos à História Medieval carecem, ainda, de disseminação no Brasil, fato que nos motivou e justifica nossa pesquisa. Com os estudos sobre a cultura medieval portuguesa buscamos identificar informações que nos proporcione pensar o imaginário português trazido para o Novo Mundo, contribuindo para o entendimento de alguns aspectos culturais brasileiros. Apesar de nosso foco não ter sido as permanências deste imaginário no Brasil, nossos estudos forneceram dados suficientes para o desenvolvimento desse assunto, que pode ser um tema explorado num futuro projeto para um curso de Pós-graduação. O exame do Cancioneiro do Rei Dom Dinis mostrou uma gama de possibilidades a partir da documentação legislativa, literária, judiciária, etc., realizadas durante seu reinado, o qual foi igualmente importante para a consolidação do reino e do poder régio em Portugal.
METODOLOGIA:
Nosso trabalho se focou na busca de subsídios que fossem capazes de nos fornecer pistas, no interior da sociedade medieval portuguesa, para a observação e crítica das fontes poéticas atribuídas ao rei português. Para se trabalhar com textos dessa natureza devemos nos ater, antes de qualquer coisa, aos dados do contexto de produção da obra, e não somente no que se refere aos temas tratados na literatura. A análise de textos literários é feita, nesse caso a partir do pensamento do autor, de onde e como vivia e porque e para quem escrevia, informações estas, muitas vezes implícitas ao texto documento e que requer do pesquisador um árduo trabalho de pesquisa e cotejamento com outras fontes não literárias.No caso dos textos poéticos medievais sobre os quais nos debruçamos durante a pesquisa, procuramos pensar no contexto de produção daquelas cantigas, ou seja, o reinado de D. Dinis. Depois de uma análise da política medieval portuguesa daquele período na qual D. Dinis estava no centro, pudemos refletir sobre os personagens e os temas preferidos contidos na literatura dionisina, contudo, sem nos fixar detidamente neles, e sim, nos valendo dos mesmos para aprofundar nossa análise crítica da cultura medieval portuguesa.
RESULTADOS:
As principais discussões feitas a respeito do contexto português no século XIII, ou seja, período anterior ao governo dionisino, estão relacionadas aos conflitos entre o rei e os clérigos do reino. O problema que vinha de seus antecessores, tendo tomando grandes proporções no reinado de D. Sancho II – tio de D. Dinis – que governou entre 1223 e 1248 e de D. Afonso III – pai de D. Dinis – rei de 1248 a 1279. No período entre 1223 e 1279 o reino português foi várias vezes excomungado e o próprio rei sofreu consequências neste sentido, sendo Sancho II considerado rex inutilis pelo Papa Inocêncio IV(1243-1254). D. Afonso III foi também excomungado, pois não se esforçava em resolver os conflitos internos entre os nobres e os clérigos sobre as jurisdições de cada ordem social, levando os religiosos à queixarem-se constantemente à Santa Sé, de onde o Papa que tentava negociar com o rei meios para solucionar tais atritos. No governo de D. Dinis, o monarca procurou resolver os conflitos buscando a pacificação do reino, com isso possibilitou um apego maior à cultura e às artes, que conheceram forte desenvolvimento no período entre 1279 e 1325.
CONCLUSÃO:
Nosso trabalho procurou relacionar elementos da cultura trovadoresca portuguesa com a política governativa desempenhada por D. Dinis durante seu governo. Essa abordagem abriu uma série de possibilidades de pesquisa que passam pela política e pela cultura, mas que vão além das duas áreas e criam um elemento de análise e crítica muito rico e promissor. Os estudos a respeito desses temas abriram caminhos para novos objetos cujos estudos estão em andamento, como as relações entre a cultura portuguesa com a de outros reinos peninsulares como Castela, o que nos deu pistas sobre a organização peculiar da sociedade medieval portuguesa e possibilitou a proposta de novas temáticas. A elaboração de nosso projeto de Pós-graduação pode ser considerado um resultado dessa pesquisa e ao mesmo tempo uma continuação da mesma, visto que pretendemos numa etapa futura cotejar as fontes literárias com as legislativas tendo como objeto de análise a sociedade medieval portuguesa.
Palavras-chave: Dom Dinis, Trovadorismo, Portugal.