63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
VARIANTES ALÉLICAS DO GENE DO PALADAR E CÁRIE DENTÁRIA
Daiana Mitiko Nakama 1
Denise Maimone Ramos 2
Sandra Mara Maciel 2
Regina Célia Poli-Frederico 3
1. Graduação em Odontologia, Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde - UNOPAR
2. Programa da Pós-Graduação em Odontologia - UNOPAR
3. Profa. Dra. / Orientadora - Programa da Pós-Graduação em Odontologia – UNOPAR
INTRODUÇÃO:
A dieta tem um papel importante no aparecimento da cárie e a escolha dos alimentos sofre influência do paladar. O gene TAS2R38 é um membro da família dos receptores do paladar amargo. Uma mudança de nucleotídio acarreta alteração em aminoácido e o surgimento de indivíduos sensíveis e insensíveis ao paladar amargo. Estudos afirmam que indivíduos fenotipicamente insensíveis ao amargo têm preferência por alimentos doces e possuem mais cárie. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre os polimorfismos A49P, V262A e I296V do gene TAS2R38 e a ocorrência da cárie dentária em 156 escolares do ensino médio de escolas públicas do município de Londrina - PR.
METODOLOGIA:
A avaliação da experiência de cárie nos adolescentes foi realizada pelo índice CPO-D, segundo a OMS. Após a extração do DNA dos adolescentes foi realizada a amplificação do gene pela reação em cadeia da polimerase em tempo real. O fenótipo da sensibilidade ao amargo foi avaliado utilizando soluções de PTC. Hábitos dietéticos foram obtidos através de um questionário de freqüência alimentar dos adolescentes.
RESULTADOS:
Dos 156 escolares, 94 (60%) tinham cárie e possuíam haplótipos do gene TAS2R38 relacionados com uma sensibilidade intermediária ao amargo. Foram observadas associações estaticamente significantes somente entre o fenótipo e o gênero (p = 0,002), o fenótipo e os haplótipos do gene TAS2R38 (p= 0,006) e o fenótipo e os genótipos (p ≥ 0,05). Não houve associação estatisticamente significante entre haplótipos e variáveis biológicas/comportamentais.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que sejam realizados outros estudos com o objetivo de descobrir novos genes que possam estar relacionados com a sensibilidade paladar e a cárie dentária, uma vez que o gene TAS2R38 é um dos muitos genes que podem estar envolvidos na determinação desta doença.
Palavras-chave: Polimorfismo Genético, Cárie Dentária, Sensibilidade Paladar.