63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE SI EM PROPAGANDAS POLÍTICO-PARTIDÁRIAS
Lilian Pereira da Cruz 1
Alessandra Souza Silva 1
Edvania Gomes da Silva 2,1
1. Depto. de Estudos Linguísticos e Literários - UESB
2. Profa. Dra./ Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho, que apresenta os resultados de um subprojeto mais amplo, cujo título é “Imagem de si e representação política em materiais de campanha do PT”, tem como principal objetivo verificar quais as imagens de política e de político materializadas nos materiais de campanha das eleições 2010. Para tanto, tomaremos como pressupostos teóricos os postulados de Dominique Maingueneau acerca dos conceitos de ethos, de cenografia e de interdiscurso, que fazem parte do dispositivo teórico-analítico da Escola Francesa de Análise de Discurso (doravante AD).
METODOLOGIA:
Coletamos, selecionamos e catalogamos 32 materiais de campanha, entre santinhos, mosquitinhos, cartas abertas, entre outros. Na análise, procedemos da seguinte forma: após a descrição do material, realizamos a análise dos dados, com base no dispositivo teórico-analítico da AD, principalmente nos conceitos desenvolvidos por Maingueneau. De acordo com o referido autor, o ethos e a cenografia fazem parte do dispositivo de enunciação de todo e qualquer texto e, por isso, contribuem para identificação dos diferentes discursos materializados nos textos, uma vez que a forma de enunciação é, ainda segundo Maingueneau, um dos planos de análise de um discurso. Em relação à noção de interdiscurso, Maingueneau (1984, p. 21), afirma que a unidade de análise pertinente não é o discurso, mas um espaço de trocas entre vários discursos convenientemente escolhidos. Em outras palavras, o primado do interdiscurso é a base de análise do referido autor. Os resultados serão sintetizados no próximo tópico, por meio de um exemplo de análise.
RESULTADOS:
O material aqui analisado é um panfleto, que se enquadra no perfil de cédula, pois é um santinho que pretende ensinar o eleitor a votar. A cédula em questão faz referência ao candidato à reeleição ao governo da Bahia, Jaques Wagner, e à candidata à presidência da República, Dilma Roussef. Este material de campanha circulou em diferentes cidades do estado da Bahia, durante a campanha eleitoral de 2010. Na parte da frente do panfleto, verificamos que há uma unidade visual entre os nomes de Jaques Wagner e Dilma Rousseff, pois ambos têm a mesma formatação (o mesmo tamanho de fonte, a mesma cor vermelha, etc.). Mais abaixo, vemos uma fotografia dos dois candidatos, acompanhados do então presidente do Brasil: Luiz Inácio Lula da Silva. Na fotografia, há a criação de uma cenografia em que os três personagens comemoram uma suposta vitória, criando o efeito de sentido de que a vitória é um fato. Além disso, a cenografia da comemoração permite uma aproximação com o leitor do panfleto, pois se sustenta na imagem cristalizada de um amigo, que partilha suas alegrias com um possível co-enunciador. Esse santinho mostra algo comum em todos os materiais analisados: busca-se, por meio de imagens cristalizadas na memória, construir uma imagem positiva do candidato figurativizado no material.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostraram que o ethos e a cenografia materializados nos materiais de campanha analisados estão relacionados a uma imagem de força, de competência, de amizade, enfim, estão sempre relacionados a imagens positivas. Desse modo, o enunciador, com base em uma relação interdiscursiva, utiliza de todos esses estereótipos para construir uma imagem valorizada de si, ao mesmo tempo em que marginaliza a imagem de seu adversário.
Palavras-chave: Discurso Político, Cenografia, Interdiscurso.