63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE QUALITATIVA DE ÓPTICA |
Paulo Sérgio Nobre Matos 1 José Rodrigo da Paiva Rodrigues 1 Antonio Jadson Gomes Vieira 1 Marcelo Vitor da Silva Donde 1 Frederico Alan de Oliveira Cruz. 2 |
1. Bolsista Pibid - Depto de Física - UFRRJ 2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Física - UFRRJ |
INTRODUÇÃO: |
Dentro dos temas abordados na óptica geométrica em turmas de ensino médio, o comportamento dos raios de luz sobre uma lente é, na maioria das vezes, abordada teoricamente e muito poucas vezes experimentalmente. Esse fato faz com que os alunos não percebam o fenômeno físico em si, mas apenas um conjunto de equações como forma de resolução de um problema em função dos dados que lhes são fornecidos. Esse tipo de ensino atende apenas parte do conteúdo, mas restringe-se apenas ao formalismo geométrico e não possui qualquer relação com a realidade vivida pelos alunos. O grande problema muitas vezes para se introduzir uma atividade prática em sala de aula é o seu alto custo, principalmente na rede pública de educação, onde os recursos e a burocracia impedem muitas vezes esse tipo de atividade. Dentro dessa perspectiva apresentamos nesse trabalho um experimento de fácil construção e baixíssimo custo, com o objetivo de demonstrar em sala de aula algumas situações apresentadas nos conteúdos de lentes e espelhos esféricos, favorecendo a aprendizagem dos conceitos ligados aos temas e como apoio na atividade exercida pelo professor na sua prática em sala de aula. |
METODOLOGIA: |
Para construção de nosso aparato, foram utilizados: uma placa de MDF (Medium-density fiberboard), facilmente encontrada e de custo relativamente barato, uma folha de acetato de 1 m de comprimento por 50 cm de largura, uma canaleta retangular de PVC de dimensões 50 × 20 × 1000 mm que pode ser obtida em qualquer loja de material de construção ou de materiais elétricos, uma lupa com 75 mm, papel alumínio, um pedaço de cano de PVC com 20 cm de diâmetro, uma caixa de incenso em varetas, duas canetas com Laser e alguns parafusos. A folha de acetato é presa junto da canaleta, pelos parafusos no MDF, de forma que esta folha possa fazer uma espécie de túnel. Com esse esquema pronto, é necessário aprontar nosso espelho esférico que será feito cortando o pedaço do cano de PVC e colando o papel laminado nas duas faces e formando assim uma superfície refletora convexa e outra côncava. Na canaleta são feitos pequenos furos onde são inseridos pedaços pequenos do incenso, que são então acessos e depois com a lente ou os espelhos em uma das extremidades iremos ligar os Lasers e ver o comportamento da luz ao incidir sobre essas superfícies. |
RESULTADOS: |
Essa atividade foi realizada junto a alunos de uma escola pública do município de Seropédica, dentro de uma aula de Óptica Geométrica. Percebemos que a fumaça “cria” um ambiente que permite a visualização dos raios do Laser, fazendo com que o fenômeno torne-se mais interessante para os alunos. Os “espelhos” produzidos pela colagem do papel alumínio no cano de PVC produziram de forma satisfatória a característica de reflexão esperada, permitindo aos alunos perceber melhor o que havia sido demonstrado durante a exposição pelo professor. O que os alunos mostraram mais interesse foi à passagem dos raios pela lente da lupa, pois ficou bem clara para eles a convergência dos raios para um ponto comum. A discussão possibilitou perceber algumas dificuldades dos alunos em relação a alguns conceitos, dentre os quais um deles relatou que achava que esse tipo de fenômeno ocorria em situações especiais e não em condições normais do dia a dia. Um ponto que consideramos apenas problemático em relação à atividade foi que como só tínhamos preparado um kit foi necessário repetir a experiência mais de uma vez para que todos pudessem observar o fenômeno. |
CONCLUSÃO: |
Com o esquema proposto, mostramos neste trabalho que com materiais de baixo custo e de fácil montagem, criar um ambiente favorável para a interação com os alunos. Foi possível perceber com os alunos, que a experimentação é uma peça chave para a confirmação da teoria apresentada nos livros, além de contribuir para o entendimento dos fenômenos físicos que ocorrem ao nosso redor. Esse material, devido à sua simplicidade de montagem e manuseio, poderá ser levado à sala de aula e permitindo aos alunos um contato direto com a realidade presente na física. Um problema que percebemos dentro dessa atividade foi a utilização de apenas um kit experimental, seria necessário ao menos três deles para que o fenômeno pudesse ser apreciado por todos eles de forma mais agradável. Não que isso prejudicasse a atividade, mas é fundamental permitir aos alunos um pouco mais de manipulação com o kit. Esperamos que uma atividade como esta pudesse fornecer uma motivação maior para alunos e professores, durante as atividades de aula. |
Palavras-chave: Ensino, Óptica, Baixo custo. |